Deputados voltam após 50 dias de recesso sob alerta de punição e cobrança por produtividade
Após quase 50 dias de recesso, os deputados estaduais da Paraíba retornam às atividades legislativas nesta quarta-feira (06/08) sob uma nova diretriz de conduta: quem faltar sem justificativa terá o ponto cortado. A promessa foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), durante a última sessão do primeiro semestre, em 18 de junho.
A medida, segundo Galdino, visa reforçar o compromisso dos parlamentares com a produtividade e a transparência, em sintonia com as crescentes cobranças da população. “O segundo semestre será de responsabilidade e compromisso. Quem faltar, vai ter o ponto cortado, sem exceções”, afirmou o presidente, em tom firme e direto.
A declaração gerou repercussão nos bastidores políticos, especialmente diante da pré-candidatura de Galdino ao governo do estado. A dúvida que paira é se ele manterá a rigidez prometida, mesmo diante de possíveis ausências de aliados estratégicos para seu projeto político em 2026.
Além da cobrança por presença, o segundo semestre legislativo promete ser movimentado pelo próprio ritmo de apresentações de projetos e, principalmente, pelas articulações políticas que tendem a ser intensificadas e moldar ainda mais o cenário eleitoral para o próximo ano.
Com o retorno dos trabalhos, a expectativa é de uma Assembleia mais ativa. Resta saber se a promessa de Galdino será cumprida com o rigor anunciado — ou se será suavizada pelas conveniências da corrida eleitoral.
(Fonte: redação Click100 / Imagem: Axcom ALPB)