Deputado paraibano reage a vídeo viral e anuncia medidas para proteger crianças na internet
A repercussão do vídeo publicado pelo youtuber Felca, que denuncia a exploração de menores na criação de conteúdo digital, provocou uma reação imediata do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em publicação nas redes sociais neste domingo (10), o parlamentar afirmou que irá pautar nesta semana projetos que tratam da adultização de crianças na internet.
“O vídeo do Felca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade”, escreveu Motta, destacando que há propostas relevantes em tramitação sobre o tema.
Vídeo viral expõe influenciador investigado pelo MP da Paraíba
Felca, que possui mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, publicou na última quarta-feira (6) um vídeo que já ultrapassa 15 milhões de visualizações e acumula mais de 100 mil comentários. Nele, o youtuber expõe práticas de exploração infantil em conteúdos digitais, citando diretamente o influenciador paraibano Hytalo Santos.
Hytalo, que soma mais de 20 milhões de seguidores, teve sua conta no Instagram desativada na sexta-feira (8), após nova polêmica envolvendo seu nome. Desde 2024, ele é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possível exploração de menores em seus vídeos.
Entre os exemplos citados por Felca está Kamylla Santos, jovem de 17 anos cuja imagem, segundo o youtuber, é explorada de forma sensual em conteúdos publicados por Hytalo.
Senado deve receber proposta da “Lei Felca”
A ex-ministra dos Direitos Humanos Cristiane Britto, que atuou no governo de Jair Bolsonaro (PL), anunciou que apresentará no Senado a “Lei Felca” — projeto inspirado na denúncia do influenciador. A proposta visa criminalizar e endurecer penas contra qualquer forma de erotização infantil no ambiente digital.
Segundo Britto, o objetivo é garantir um ambiente seguro para crianças na internet, proteger a inocência infantil e responsabilizar com rigor quem promove ou lucra com esse tipo de conteúdo. A proposta será apresentada pela bancada do Republicanos.
Repercussão na Paraíba e impacto político
A movimentação de Hugo Motta, deputado federal pela Paraíba, coloca o estado no centro de um debate nacional sobre segurança digital e proteção da infância. A atuação do Ministério Público da Paraíba no caso de Hytalo Santos reforça o papel das instituições locais na fiscalização de conteúdos online e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
(Fonte: Câmara dos Deputados, CNN Brasil, Ministério Público da Paraíba, redes sociais oficiais / Foto: reprodução Agência Câmara | Bruno Spada)