Maioria das indústrias é de pequeno e médio porte, segundo a SEFAZ-PB
A Paraíba possui quase 30 mil indústrias ativas cadastradas, a maioria de pequeno e médio portes. A informação foi confirmada pelo secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, que atribui ao setor industrial um papel decisivo no crescimento econômico do estado.
Em um momento de desafios econômicos, com juros elevados e instabilidade no comércio internacional, a Paraíba se consolida como um dos estados com maior dinamismo industrial do país. Segundo o secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, o estado conta atualmente com quase 30 mil indústrias ativas, sendo a grande maioria composta por pequenas e médias empresas.
Esse dado reforça o protagonismo da indústria paraibana, que deve registrar uma expansão de 4,4% em 2025, conforme aponta o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil. A taxa representa a quarta maior alta entre os estados brasileiros, superando inclusive a média de crescimento da Região Nordeste (2,8%) e do País (1,9%).
De acordo com o ranking divulgado pelo portal Economia Descomplicada, os estados com maior projeção de crescimento industrial são Mato Grosso (6,6%), Bahia (4,8%), Pará (4,4%), Paraíba (4,4%) e Piauí (4,4%).
Além da indústria, o setor de serviços também impulsionará o desempenho econômico estadual, com previsão de crescimento de 7,2%, contribuindo para uma alta de 3,3% no PIB da Paraíba em 2025.
Para Marialvo Laureano, o avanço industrial é resultado direto da política de desenvolvimento implementada pelo Governo do Estado. “Mais do que estatísticas ou números em si, o mais importante tem sido a política de desenvolvimento para o setor industrial, que tem atraído e prospectado novas indústrias com gestão de incentivos fiscais, financeiros e locacionais, com objetivo de melhorar a competitividade do setor industrial paraibano e gerar emprego e renda”, afirmou.
Outro fator decisivo, segundo o secretário, é a manutenção da gestão fiscal equilibrada por sete anos consecutivos. “Esse equilíbrio, aliado à segurança jurídica e aos incentivos oferecidos, tem sido fundamental para atrair empresas, investimentos e novos negócios em diversos setores, especialmente na indústria”, destacou.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain) tem sido um dos principais instrumentos de fomento, contribuindo para a sustentabilidade do crescimento e para a consolidação da Paraíba como um polo industrial emergente no Brasil.
(Fonte: redação Click100 com Sefaz-PB e informações do Estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico – Banco do Brasil / Imagem: Freepik Senivpetro)