Pesquisadora destaca IA, clima e apoio à agricultura familiar na Paraíba

A Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB), na Paraíba, realizou na manhã desta segunda-feira (18) a cerimônia de posse da nova Ghefe-Geral da unidade, a pesquisadora Nair Helena de Castro Arriel. O evento contou com a presença do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), José Etham de Lucena Barbosa.

Nair estava à frente da chefia interina desde 2023 e assumiu agora oficialmente o mandato de dois anos, prorrogável por igual período. Em seu discurso, destacou como prioridades ampliar parcerias com instituições públicas e privadas, captar mais recursos para pesquisa e consolidar a unidade como referência em tecnologias para produção de alimentos, fibras e energia.

Ela também ressaltou que os projetos deverão focar em sustentabilidade, mudanças climáticas, uso eficiente da biodiversidade, agricultura familiar e aplicação de inteligência artificial no campo. “Nosso compromisso é transformar conhecimento em tecnologias relevantes para o agricultor”, afirmou.

A gestora reforçou ainda o compromisso de fortalecer o trabalho das equipes que atuam em 11 estados e incentivar a formação de novas lideranças.
Natural do Pará e radicada na Paraíba desde 1993, Nair Arriel é agrônoma, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas e doutora em Produção Vegetal. Pesquisadora da Embrapa desde 1987, atua principalmente com culturas como gergelim e algodão e também leciona em programas de pós-graduação na UFPB e UEPB.

A solenidade aconteceu na sede da Embrapa Algodão, no bairro Centenário, em Campina Grande (PB).

(Fonte: Ascom Embrapa / Foto: divulgação INSA)

Topo
Verified by MonsterInsights