Projeto prevê suspensão de mandato por agressão ou bloqueio físico no plenário

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (19/08), a aceleração da tramitação de um projeto de resolução que endurece as punições para parlamentares que realizem obstruções físicas no plenário. A proposta, apresentada pela Mesa Diretora, altera o Código de Ética e Decoro Parlamentar e prevê suspensão do exercício do mandato por até seis meses em casos de agressão física ou impedimento das atividades legislativas por meios que extrapolem as prerrogativas regimentais.

O texto foi aprovado por 266 votos favoráveis, 114 contrários e uma abstenção. A decisão de acelerar a tramitação foi tomada após reunião com líderes partidários, realizada no fim da manhã. A polarização entre PT e PL se refletiu na votação: o PL foi o partido com maior número de votos contrários (63), enquanto o PT liderou os votos favoráveis, com 54 deputados apoiando a proposta.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discursou em defesa da resolução durante a sessão. “Todos que participaram daquele momento sabem que momentos como aquele não podem e nem irão repetir. Essa é uma demonstração de que precisamos ser enérgicos com esse tipo de atitude”, afirmou. “Se acontecer novamente episódios como aqueles, temos a condição de punir, de sermos pedagógicos com quem não cumprir com o regimento interno.”

Como votaram os deputados federais da Paraíba:

DeputadoPartidoVoto
Aguinaldo RibeiroPPSim
Cb Gilberto SilvaPLNão
Damião FelicianoUnião BrasilSim
Gervásio MaiaPSBSim
Hugo MottaRepublicanosArticulador da proposta
Luiz CoutoPTSim
Mersinho LucenaPPSim
Murilo GaldinoRepublicanosSim
Romero RodriguesPodemosSim
Ruy CarneiroPodemosNão registrado
Wellington RobertoPLNão registrado
Wilson SantiagoRepublicanosSim

 

Dos 12 deputados federais paraibanos, ao menos 9 votaram a favor da proposta. Dois parlamentares — Ruy Carneiro (Podemos) e Wellington Roberto (PL) — não tiveram seus votos registrados até o fechamento desta matéria.

A medida surge como resposta institucional a episódios recentes de tumulto e obstrução física no plenário, e marca uma tentativa da Mesa Diretora de reforçar o decoro parlamentar. A proposta ainda será analisada em outras etapas antes de entrar em vigor.

(Fonte: redação Click100 com painel da Câmara dos Deputados./ Foto: reprodução Câmara)

Topo
Verified by MonsterInsights