Revisão tarifária da Energisa Paraíba afeta 1,88 milhão de unidades consumidoras no estado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (26/8) o resultado da Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2025 da Energisa Paraíba. Os novos índices entram em vigor a partir desta quinta-feira, 28 de agosto, e impactam diretamente cerca de 1,88 milhão de unidades consumidoras em todo o estado.
De acordo com os dados divulgados, os consumidores residenciais da classe B1 terão reajuste de 13,50%. Já o efeito médio para os consumidores cativos será de 13,94% para baixa tensão e 12,11% para alta tensão, resultando em um impacto médio de 13,59% no valor final das contas de energia.
Fatores que influenciaram o reajuste
Segundo a ANEEL, o aumento foi motivado por diversos fatores, entre eles:
- Custos com transporte e distribuição de energia
- Encargos setoriais
- Compra de energia
- Componentes financeiros acumulados de anos anteriores
A proposta foi debatida com a sociedade em audiência pública realizada em João Pessoa, no dia 18 de junho, e também foi tema da Consulta Pública nº 24/2025.
Entenda a diferença entre revisão e reajuste
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) é um processo mais complexo que o Reajuste Tarifário Anual (RTA). Enquanto o RTA apenas atualiza valores com base na inflação e no Fator X, a RTP redefine o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, além dos componentes que compõem o ciclo tarifário.
Ambos os processos incluem o repasse dos custos com compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais que sustentam políticas públicas definidas por leis e decretos.
(Fonte: redação Click100 com ANEEL, Energisa Paraíba, Consulta Pública nº 24/2025 / Imagem: Freepik Jannoon028)