A duplicação da BR-230/PB entre Campina Grande e Farinha está sendo executada com um orçamento de R$ 547 milhões, o que representa um custo aproximado de R$ 17,6 milhões por quilômetro, segundo cálculos com base em informações oficiais divulgadas pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O trecho em obras compreende 31 quilômetros, entre o km 152 e o km 183 da BR-230/PB, conectando o entroncamento com a BR-104/PB à Praça do Meio do Mundo, no encontro com a BR-412/PB. A obra integra o Novo PAC e já alcançou 32% de execução, segundo o DNIT.
O investimento, segundo checagem da redação Click100 através da notícia divulgada pelo próprio Governo Federal através do DNIT, cobre serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, instalação de bueiros e a construção de seis Obras de Arte Especiais (OAEs), incluindo viadutos e passagens elevadas. Um dos viadutos, na interseção com a BR-104/PB, já teve parte do tráfego liberado, com previsão de entrega total nas próximas semanas.
“A conclusão do empreendimento dará mais fluidez ao tráfego de pessoas e mercadorias em um dos segmentos mais importantes da região da Borborema”, informou o DNIT em nota oficial.
A BR-230 é considerada uma artéria estratégica para o escoamento da produção e a mobilidade entre o litoral e o sertão paraibano. A duplicação do trecho deve reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento regional.
Linha do Tempo da Obra na BR-230/PB (Campina Grande – Farinha)
Ano | Marco |
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2018 | Ordem de serviço assinada pelo Governo Federal |
2019–21 | Obra enfrenta entraves burocráticos e permanece estagnada |
2022 | DNIT reestrutura cronograma e realiza ajustes técnicos |
2023 | Obra incluída no Novo PAC; orçamento confirmado: R$ 547 mi |
2024 | Início da execução física: terraplenagem, drenagem, OAEs |
2025 | Obra atinge 32% de execução; viaduto parcialmente liberado |
2026 | Previsão de entrega total do trecho duplicado |
Implicações
O custo elevado por quilômetro — R$ 17,6 milhões — reflete a complexidade da obra e o volume de intervenções estruturais necessárias. A expectativa é que, até 2026, o trecho esteja completamente entregue, consolidando-se como um dos principais investimentos rodoviários do Nordeste. (Imagens: Ascom DNIT)
Clique aqui e confira a íntegra da informação confirmada pelo Governo Federal através do DNIT em arquivo PDF.
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