Polícia Civil e Ministério Público vão cruzar dados para investigar cartel entre postos de combustíveis

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), oficializou nesta quarta-feira (22/10) o Disque-Denúncia 197 da Polícia Civil da Paraíba como canal exclusivo para denúncias anônimas relacionadas à investigação sobre suposta cartelização entre postos de combustíveis na capital.

A medida foi anunciada durante visita dos membros da CPI à sede da Polícia Civil, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional e viabilizar o cruzamento de dados entre os órgãos envolvidos. O relator da Comissão, vereador Tarcísio Jardim (PP), destacou que o canal está aberto para qualquer denúncia relacionada ao setor de combustíveis e garantiu o sigilo absoluto dos denunciantes.

“Agora, oficialmente, o número 197 é um dos canais de denúncia para informações que possam contribuir com a CPI. Viemos também chancelar o uso da estrutura da Polícia Civil, do setor de inteligência e do Ministério Público para uma análise mais precisa sobre o comportamento das distribuidoras e dos postos”, afirmou Tarcísio.

Segundo o relator, a CPI já possui indícios suficientes, mas precisa consolidá-los em um relatório robusto que será entregue à Polícia Civil e ao Ministério Público para abertura de inquérito. “Precisamos materializar os dados para que haja responsabilização efetiva”, completou.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, reforçou o compromisso da instituição com a apuração das denúncias. “O canal do 197 é um instrumento da Polícia Civil para qualquer prática delituosa e para esses casos específicos também. Todas as denúncias serão apuradas”, garantiu.

Rabelo também destacou a articulação com o Ministério Público, o procurador-geral e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) para assegurar a legalidade e a profundidade das investigações. “A Polícia Civil está à disposição para investigar qualquer crime que esteja ocorrendo”, disse.

A CPI dos Combustíveis foi instalada em 22 de setembro por iniciativa do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD). Além dele e de Tarcísio Jardim, integram a Comissão os vereadores Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (SDD), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL) e o presidente Mikika Leitão (Republicanos). Todos estiveram presentes na visita à Polícia Civil.

A oficialização do canal 197 representa um avanço na transparência e na participação popular no processo investigativo, permitindo que cidadãos contribuam diretamente com informações relevantes para o combate a práticas abusivas no setor de combustíveis. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: Ascom CMJP)

Topo
Verified by MonsterInsights