A ‘Corrida mais Arretada do Brasil’ se encaminha para a maior edição de sua história em 2024. Nos últimos dias de inscrições – a nove dias da prova -, a Maratona Internacional de João Pessoa, que vai acontecer no dia 4 de agosto, superou os 5 mil atletas confirmados. Os corredores vão se desafiar em provas de 5km, 10km, 21km e 42km.
A prova que é hoje o maior evento de corrida de rua em número de participantes realizada na Paraíba, teve nas últimas três edições um crescimento impressionante. Passou de 3.028 inscritos em 2021, para 3.600 no ano seguinte e 4.700 no ano passado. O aumento de participantes, segundo a organização, é motivado em função dos aspectos operacionais (logística, estrutura, etc) e, por questões de segurança envolvendo os participantes.
“Estamos preparando um grande evento para a cidade de João Pessoa. A estrutura também vem acompanhando esse crescimento, para que todos os atletas possam ter uma boa experiência”, explicou o secretário executivo da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Juliano Sucupira.
Neste ano, as condições climáticas devem ser favoráveis, com previsão de céu parcialmente nublado e probabilidade de 40% de chances de chuva. Isso aumenta a expectativa por uma quebra de recorde, principalmente com a participação, já confirmada, do queniano Justin Mose Mogire, campeão em 2023, com o tempo de 2h28min35s. A melhor marca da Maratona é do brasileiro Justino Pedro da Silva, com o tempo de 2h19min27s, conquistado em 2022.
A maior parte dos atletas inscritos (58.6%) é da Paraíba. Mas há representantes de outros 24 estados brasileiros. A expectativa da organização é que aproximadamente 7 mil atletas marquem presença na prova.
As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento: www.maratonainternacionaldejoaopessoa.com. A largada da prova principal está prevista para às 4h30, no Centro de Convenções, localizado no Km 5 da PB-008.
Os preços seguem no valor de segundo lote: R$128 para público geral (atletas com mais de 60 anos: desconto automático) e pelotão de elite; R$64 para servidor público municipal de João Pessoa (comprovar vínculo) e atletas PCD (pessoas com deficiências física, visual ou intelectual).
Selo ouro da CBAt – Neste ano, a corrida vai receber o selo, maior classificação de uma prova de rua, concedido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), filiada à World Athletics. Entre os itens avaliados estão a organização geral da prova, a medição do percurso, controle de dopagem, segurança e o atendimento médico prestados. A decisão por atribuir essa marca tem como base, a quantidade de atletas de elite e o apelo da prova.