Ação conjunta desarticula facção criminosa e cumpre 11 mandados de prisão preventiva
Na manhã desta quinta-feira (27/11), cerca de 50 policiais deflagraram a Operação Lux em João Pessoa, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e crimes correlatos. A ação cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, além de buscas, apreensões e sequestro de bens, em medidas expedidas pela 2ª Vara Regional das Garantias da Capital.
A operação foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (Ficco/PB) em parceria com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB). As diligências se concentraram em bairros da capital paraibana e também alcançaram alvos em São Paulo.
Segundo os investigadores, a facção possuía uma sofisticada divisão de tarefas, com núcleos operacional e financeiro. Este último era responsável pela lavagem e ocultação de capitais oriundos do tráfico de drogas e de outros delitos, como comércio ilegal de armas e crimes patrimoniais.
“A deflagração da Operação Lux reforça o compromisso das instituições com a prevenção e repressão às facções criminosas”, destacou nota oficial da Ficco/PB.
O nome da operação, “Lux” — que significa “luz” em latim — simboliza o esforço para iluminar e expor a estrutura clandestina que sustentava o esquema criminoso, inclusive com articulação entre integrantes presos e comparsas em liberdade.
As investigações apontam para a prática de crimes previstos em leis específicas, como a Lei nº 12.850/2013 (Organização Criminosa), a Lei nº 11.343/2006 (Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico) e a Lei nº 9.613/98 (Lavagem de Capitais). As penas máximas pela prática cumulada desses delitos podem ultrapassar 30 anos de prisão.
A Ficco/PB é composta por diversas instituições, incluindo Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Saneppen), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: reprodução Ascom MPPB)
Promoção Cenzão na Mão:
Palavra-chave da segunda-feira (24/11): 100.5
Palavra-chave da terça-feira (25/11): Novembro
Palavra-chave da quarta-feira (26/11): Música
Palavra-chave da quinta-feira (27/11): Sorte
