Após o Comando Nacional dos Bancários rejeitarem a proposta de 85% do INPC como reajuste salarial oferecido pelo Fenaban, o Sindicato dos Bancários aprovou indicativo de greve e a categoria poderá paralisar as atividades em todo país a partir da próximas terça-feira (27/08).
Os bancários pedem a reposição total da inflação (INPC de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024) mais aumento real para salários, PLR, VA e VR e demais verbas.
Ainda de acordo com os profissionais, o reajuste proposto na nona rodada de negociação resultaria em perda de 0,57% na remuneração das bancárias e bancários – considerando a projeção da inflação para data-base da categoria, que é de 3,96% em 1º de setembro, o percentual de 85% do INPC equivaleria a um reajuste de apenas 3,37%.
Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta sexta-feira (23/08), o diretor de finanças do Sindicato dos Bancários, Paulo César, deu detalhes das reivindicações da categoria.
“O Sindicato está totalmente preparado. Está mobilizado. Está nas redes sociais dizendo. Está se pedindo INPC, que é nada mais que a reposição salarial. Não é aumento, é a inflação, mais 5%. E aí eles vieram oferecendo 0,83. Ou seja, nem a inflação é reposta. Portanto, os bancários estão indicativo de greve e se não houver avanço, a partir de terça feira, todas as agências bancárias do Brasil estarão fechadas”, afirmou.