O Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirma que o Nordeste lidera em percentual de católicos no país, com destaque para a Paraíba, que ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, com 69% da população declarando-se adepta da religião.
Apesar da predominância católica, a proporção caiu em relação a 2010. Segundo os dados divulgados na sexta-feira (06/06), A Paraíba, com os 69%, segue atrás apenas do Piauí (77,4%) e do Ceará (70,4%). Já Rio Grande do Norte (67%) e Maranhão (64,4%) aparecem logo abaixo.
Enquanto isso, estados do Norte, como Acre e Rondônia, já registram maioria evangélica, indicando uma mudança no perfil religioso brasileiro. Segundo analistas do IBGE, fatores como idade influenciam essa distribuição, já que o catolicismo é mais forte entre os mais velhos, enquanto os evangélicos predominam entre os mais jovens.
Outro dado importante divulgado pelo IBGE revela que a maior proporção de católicos está no grupo de 80 anos ou mais no Piauí (84,6%), seguida de perto pela mesma faixa etária na Paraíba (83,6%).
Já em se tratando da lista das 20 cidades com mais de 95% dos habitantes declarados católicos, Pilõezinhos, localizada na Região Imediatada de Guarabira, está na 11ª posição perdendo apenas para Itapuca (RS), Rondinha (RS), Relvado (RS), São João da Urtiga (RS), Carlos Gomes (RS), Monteirópolis (AL), Rio Fortuna (SC), Santa Helena (SC), Putinga (RS) e Desterro do Melo (MG). A proporção nesses locais variou de 95,1% a 96,1%.
(Fonte: Click100 com Ascom IBGE / Imagem: Freepik)