Ministério da Saúde prioriza o sertão e amplia atendimentos especializados no estado

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de 13 médicos especialistas à Paraíba, com foco em cidades do sertão. A medida, anunciada na sexta-feira (26/09), integra o programa federal “Agora Tem Especialistas” e visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional para ampliar o acesso à saúde especializada em regiões com déficit de profissionais. Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, “a presença de especialistas qualifica o atendimento, evita deslocamentos e fortalece o SUS”.

Os profissionais atuarão em três cidades paraibanas, com suporte de hospitais universitários e centros de excelência. Além da prática assistencial, segundo checou a redação Click100, os médicos terão acesso a 16 cursos de aprimoramento em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.

O Nordeste foi a região mais beneficiada nesta primeira etapa, com 188 médicos — 58% do total distribuído nacionalmente. Do total de especialistas, 72% atuarão em áreas de alta vulnerabilidade, sendo 22% em municípios da Amazônia Legal.

As especialidades com maior número de profissionais são ginecologia (98), anestesiologia (37), otorrinolaringologia (26), cirurgia geral (25) e oncologia (66). A atuação será dividida entre 16 horas semanais de atendimento e quatro horas de atividades educacionais.

Além disso, o Ministério da Saúde lançou incentivos inéditos para formação de especialistas, com R$ 112 milhões previstos até 2026. A Paraíba já conta com 47 programas de Residência Médica e 478 médicos com bolsas financiadas pela pasta. (Texto: redação Click100 / Imagem de Capa: Freepik)

Topo
Verified by MonsterInsights