Dados do Nace/Seds expõem panorama alarmante e reforçam urgência em políticas públicas

Um levantamento apresentado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Nace/Seds) revelou que 86% dos acidentes letais de trânsito no estado envolvem condutores que haviam ingerido bebida alcoólica. O estudo também aponta que a maioria das ocorrências fatais envolve motocicletas, confirmando um panorama estatístico aprofundado que compara dados históricos com os de 2025.

A reunião extraordinária do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran-PB), realizada nesta terça-feira (25/11) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, reuniu membros do Ministério Público e autoridades do setor para discutir estratégias de redução da sinistralidade.

De acordo com o Cetran-PB, a Paraíba ocupa a posição de 5º estado mais violento no trânsito do Brasil, o que exige medidas urgentes. O procurador-geral de Justiça em exercício, Luís Nicomedes, destacou que “essa é uma situação que preocupa a todos e que requer um maior trabalho interinstitucional, entre todos os atores envolvidos nessa causa, como o Ministério Público, Tribunal de Contas, os órgãos de trânsito etc”.

O relatório do Nace/Seds detalhou que, além da ingestão de álcool e da predominância de motocicletas nos acidentes fatais, há impactos diretos na saúde pública e na previdência social. Hospitais registram alta ocupação de leitos por vítimas de acidentes motociclísticos, enquanto a economia sofre com a perda de força de trabalho e aumento da demanda por benefícios previdenciários.

Entre as estratégias discutidas, destacou-se a municipalização do trânsito, considerada essencial para reduzir os índices alarmantes. Outras medidas incluem fiscalização mais rigorosa, campanhas de educação e conscientização, manutenção veicular adequada e investimentos em infraestrutura viária segura.

O presidente do Cetran-PB, Carlos Pereira, reforçou a necessidade de união entre sociedade e órgãos públicos: “É fundamental o engajamento de todos os segmentos para reverter o atual cenário de insegurança viária”.

Na mesma reunião, foi aprovado o Parecer 008/2025-Cetran-PB, que integra o município de Cruz do Espírito Santo ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), com encaminhamento à Senatran para continuidade do processo.

Contextualização e implicações

O estudo reforça a urgência de políticas públicas voltadas para a redução da violência no trânsito, especialmente no combate à combinação de álcool e direção e na proteção de motociclistas. A aplicação rigorosa da legislação, aliada à educação e fiscalização, pode ser decisiva para salvar vidas e reduzir os custos sociais e econômicos da sinistralidade. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: Freepik)

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