A página oficial do projeto Andanças do Patrimônio está no ar. Agora, todos os gestores públicos e a sociedade civil interessada podem acessar informações e materiais sobre esta iniciativa do Iphan para a construção participativa das diretrizes para a política de preservação do patrimônio cultural e para o fortalecimento da articulação entre municípios, estados, Distrito Federal e União no campo do patrimônio.

O Andanças se baseia num conjunto de atividades de escuta ativa que têm como principal objetivo sistematizar contribuições para a elaboração do 1º Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural (PNSPC) e do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC), dois documentos estratégicos para a orientar a atuação governamental e promover mais transparência e participação social na gestão do patrimônio cultural.

“Essa é uma ação prioritária, cujo objetivo é fortalecer a política de patrimônio no País inteiro. A ideia é olhar para o que já está sendo feito nos estados e municípios e, através dessa inspiração, desses cases, construir esse importante legado da gestão, que será o desenho do SNPC constituído”, afirmou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

A Capital paraibana, João Pessoa, será a primeira das 27 unidades federativas a receber as oficinas do Andanças, entre os dias 24 e 26 de abril. Nesse período, acontecerão reuniões com os gestores de patrimônio no estado, audiências com a sociedade civil para debater o plano setorial, oficinas para elaboração de projetos e para difusão da política de educação patrimonial.

Além das oficinas presenciais que o Iphan organizará com parceiros em cada estado e no DF, é possível participar do Andanças também de forma on-line, através de consultas virtuais que serão lançadas na Plataforma Brasil Participativo, ou ainda por meio dos Rolezinhos – oficinas que podem ser organizadas por grupos e segmentos da sociedade civil que desejem apresentar contribuições independentes.

Na página disponível no site do Iphan, é possível saber mais sobre como realizar os Rolezinhos, acessar os materiais de apoio do projeto, com instruções de uso e link para download do caderno metodológico e das peças de comunicação disponíveis, bem como a lista de modelos de documentos para download. Também está disponível a agenda prevista para as próximas etapas.

Lançamento oficial 

O projeto Andanças do Patrimônio será lançado oficialmente no dia 25 de abril, dentro da programação do II ENGECult (Encontro Nacional de Gestores de Cultura), em João Pessoa (PB), cujas inscrições já estão abertas e devem ser feitas em formulário online.

“O Iphan participou da primeira edição do ENGECult, em Vitória (ES), em 2024, e estamos muito satisfeitos em retornar para a segunda edição. Isso demonstra o fortalecimento dessa relação de compromisso mútuo e parceria para qualificarmos a gestão do patrimônio cultural em todo o País”, celebrou Maíra Corrêa, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural do Dafe.

(Fonte e arte: Ascom Iphan)

Topo