Integrante da Companhia Municipal de Dança é eleito melhor bailarino no Festival Internacional de Goiás

O bailarino Gabriel Morais, integrante da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, foi eleito melhor bailarino no Festival Internacional de Dança de Goiás. O evento, que teve início na terça-feira (1º/07) e aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, foi encerrado neste domingo (6). Este ano, além de Gabriel Morais, participou a bailarina Ana Maria Barroso. “Ficamos muito contentes por essa excelente performance dos nossos bailarinos e bailarinas da Companhia Municipal de Dança no Festival de Goiás. Eu lembro que nós criamos a Companhia em 2021, em plena pandemia, com algumas dificuldades, mas de lá para cá esse grupo tem sido sucesso pleno nos seus espetáculos e também, sobretudo, nos festivais dos quais tem participado. Isso nos deixa muito felizes e mostra o acerto que foi a política de cultura voltada para a dança, orientada pelo nosso prefeito Cícero Lucena, e que tem dado bons resultados. Parabéns ao Gabriel, aos demais bailarinos e bailarinas e a toda a equipe da Companhia de Dança”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Para a coordenadora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho, ver o paraibano ser premiado como melhor bailarino no Festival Internacional de Goiás, um ano após vencer no Festival de Dança de Joinville, é algo que emociona demais. “Mais do que um título, essa conquista representa uma trajetória construída com talento, entrega, coragem e muito trabalho. Vê-lo ser reconhecido dessa forma é, para nós, a confirmação de que todo esforço vale a pena”, comemorou. Stella observa que a premiação também abre portas importantes para a Companhia Municipal de Dança, que vem ganhando visibilidade e respeito no cenário nacional e internacional. “É lindo ver o nome da nossa cidade e do nosso trabalho sendo elevado por meio da arte com qualidade, dedicação e verdade. Só temos a agradecer a todos pelo incentivo, principalmente ao nosso prefeito Cícero Lucena. Seguimos firmes, sonhando e fazendo acontecer”, acrescentou. A Companhia de Dança de João Pessoa integrou, pelo segundo ano consecutivo, a programação do Festival Internacional de Dança de Goiás. Desta edição, além de Gabriel Morais, participou a bailarina Ana Maria Barroso. Ano passado, a Companhia participou do mesmo festival com seis bailarinos que executaram oito coreografias, sendo premiada em todas. Nesta edição, a dupla dançou variações de ballet clássico, jazz e dança contemporânea. O Festival Internacional de Dança de Goiás é reconhecido não só pela sua excelência artística, mas, principalmente, pelas grandes oportunidades que oferece aos bailarinos participantes, tanto do Brasil quanto do exterior. (Fonte e foto: Secom PB)

Comissão aprova projeto que torna obrigatório ar-condicionado nas salas de aula de escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que exige a instalação, nas salas de aula de escolas públicas, de aparelhos de ar condicionado, para refrigerar ou aquecer, conforme as particularidades locais. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Professor Alcides (PL-GO), para o Projeto de Lei 4249/24, do deputado Allan Garcês (PP-MA), e um apensado. O relator apresentou uma nova versão para as versões anteriores. “Esta proposta se mostra sensível a um fator importante para promover a aprendizagem e que até o momento não tem recebido a devida atenção do poder público”, afirmou Professor Alcides. “Pesquisas apontam que o desconforto térmico e a baixa qualidade do ar em um ambiente podem resultar em uma perda de 7% na capacidade de aprendizado dos alunos”, afirmou Allan Garcês. Apoio do governo federal Pelo texto aprovado, o governo federal deverá prestar apoio aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios na elaboração de projetos e na especificação técnica no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, a partir do ano seguinte à publicação da futura lei, a União deverá financiar, por um período de dez anos e com recursos oriundos do Fundo Social do Pré-Sal, a aquisição e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. (Fonte: Agência Câmara de Notícias / Imagem: Freepik Lifeforstock)

Topo
Verified by MonsterInsights