Melhor idade: João Pessoa está entre as 5 melhores cidades do Brasil para viver após os 60 anos

A Capital paraibana, João Pessoa, foi destaque em um levantamento nacional que apontou as cinco melhores cidades brasileiras para quem tem mais de 60 anos morar. A cidade figura ao lado de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Petrópolis (RJ), reconhecida por oferecer qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura adequada para a terceira idade. Entre os critérios avaliados estão acesso à saúde, mobilidade urbana, segurança, custo de vida acessível e opções de lazer ao ar livre. João Pessoa se sobressai por seu clima tropical, praias tranquilas, rede de atendimento médico eficiente e ambiente acolhedor, que favorecem o bem-estar dos idosos. A cidade também investe em atividades públicas voltadas à terceira idade, como caminhadas na orla, eventos culturais e ações de inclusão social. Com uma população idosa em crescimento, João Pessoa tem se consolidado como um destino ideal para quem busca viver a maturidade com conforto, segurança e qualidade de vida. O levantamento foi publicado em O Antagonista que incentiva os interessados a avaliar cuidadosamente as opções disponíveis para que possa ter a garantia de uma vida mais tranquila e confortável após os 60 anos. (Clique aqui e confira a matéria original) (Foto: reprodução Secom PMJP)

Paraíba tem 44,2% de esgoto tratado e 77% da população com acesso à água potável

A Paraíba aparece em 10º lugar no ranking nacional de cobertura de esgoto tratado, com 44,2% da população atendida, segundo levantamento da IFAT Brasil com base em dados do IBGE. O Estado também figura na 20ª posição em acesso à água tratada, com 77% da população coberta pela rede de abastecimento. Apesar de estar entre os dez Estados com melhor desempenho em esgotamento sanitário, os números ainda revelam desafios: mais da metade da população paraibana segue sem acesso à rede de esgoto. No comparativo regional, o Nordeste apresenta média de apenas 31,4% de cobertura de esgoto tratado, ficando atrás das demais regiões do país. O estudo também mostra que em 20 Estados brasileiros menos da metade da população tem acesso à rede de esgoto, evidenciando a urgência de investimentos em saneamento básico. A universalização do serviço é uma das metas do novo marco legal do setor, que prevê cobertura total até 2033. Confira a íntegra dos rankings: Cobertura de tratamento de esgoto nos Estados: Acesso à água tratada nos Estados: (Fonte: Click100 com IFAT Brasil / Imagem: Freepik)

Paraíba investe R$ 39,7 milhões em cultura e renova adesão à Leia Aldir Blanc com 223 municípios

O Estado da Paraíba e seus 223 municípios aderiram ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (2025-2029). Eles enviaram os Planos de Ação e se somam à maior política pública contínua de fomento cultural já implementada no país. No primeiro ciclo, entre 2023 e 2024, a Paraíba também teve adesão total e recebeu repasse de R$ 69,51 milhões, sendo R$ 36,47 milhões para o estado e R$ 33 milhões para os municípios. Do total, R$ 39,79 milhões já foram investidos pelo estado e os municípios nas ações previstas, o que corresponde a 57,25% do montante disponível. Os municípios utilizaram R$ 26,77 milhões (81%) e o estado, R$ 13 milhões (35,7%). No estado, R$ 30,46 milhões foram destinados a ações de fomento cultural, de acordo com o Plano de Ação apresentado no primeiro ciclo. Outros R$ 3,85 milhões devem ser empregados em Pontos de Cultura e R$ 881,36 mil em Pontões de Cultura. A capital, João Pessoa, executou 92,77% do montante recebido por meio da Aldir Blanc. A cidade recebeu R$ 6 milhões e usou R$ 5,58 milhões em ações culturais. Um dos exemplos de projetos culturais beneficiados por meio da lei de fomento à cultura é “Práticas Coletivas Para Orquestra”. A iniciativa é voltada para manutenção e aprimoramento dos músicos que fazem parte da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Além da manutenção, no projeto há um cronograma de palestras com a temática musical aberta ao público. NACIONAL – Em todo o país, dos R$ 3 bilhões disponíveis para o primeiro ciclo, R$ 1,81 bilhão já foram gastos, ou 60,41% do total. Os municípios já utilizaram R$ 954 milhões dos R$ 1,49 bilhão disponíveis, e os estados empregaram R$ 858,38 milhões, o equivalente a 56,84% dos R$ 1,51 bilhão recebidos. REGIÕES – A região Sul foi a que mais executou recursos da lei Aldir Blanc no primeiro ciclo. Dos R$ 413,68 milhões recebidos por estado e municípios, R$ 299,39 milhões (72,37%) foram empregados em ações culturais. Na sequência aparecem a região Sudeste (R$ 1,13 bilhão e 61,05% executados); a Norte (R$ 324,37 milhões e 60,29%); a Nordeste (R$ 902 milhões e 56,80%) e a Centro-Oeste (R$ 232,28 milhões e 50,25%). SEGUNDO CICLO – Todas as unidades da Federação e 5.568 municípios aderiram ao segundo ciclo da Aldir Blanc, que prevê o repasse de R$ 12 bilhões para todo o país até 2029. São recursos federais anuais de até R$ 3 bilhões a cada ciclo, disponíveis para investimentos em ações como fomento direto, apoio a Pontos e Pontões de Cultura, manutenção de espaços culturais e obras de infraestrutura. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os números reafirmam o compromisso da pasta com a nacionalização dos recursos e a democratização do acesso às políticas culturais. “É uma adesão histórica. Cultura é direito e também um pilar estratégico do desenvolvimento social e econômico. Estamos vivendo a maior mobilização cultural da história do Brasil. Isso mostra que a cultura é prioridade para os governos federal, estaduais e municipais e que estamos construindo, juntos, uma política sólida, estruturante e transformadora para todo o país.” AÇÕES – Com os recursos da Aldir Blanc, os entes federativos podem implementar ações públicas por meio de editais e chamamentos de fomento direto, beneficiando diretamente os trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial. Um exemplo de aplicação desses recursos é a execução de ações voltadas para construção, manutenção e ampliação de espaços culturais, bem como aquisição de bens culturais. O ente pode direcionar esses recursos para aprimorar espaços como cinema, teatro, museu e biblioteca do município. Dessa forma, terá a flexibilidade de utilizar os recursos para fomentar ações culturais nesses locais, ou até mesmo realizar diretamente obras, promover reformas e adquirir itens que contribuam para a melhoria e desenvolvimento desses locais culturais. CULTURA VIVA – Municípios que recebem valores iguais ou superiores a R$ 360 mil devem investir, no mínimo, 25% dos recursos na implementação da Política Nacional de Cultura Viva, uma iniciativa que busca reconhecer e apoiar atividades culturais já existentes, incentivando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas culturais. Para aqueles com valores inferiores, não há percentuais vinculantes. Estados e o Distrito Federal devem destinar até 25% para a construção de CEUs da Cultura, que são centros culturais comunitários que promovem expressão corporal, educação cidadã, arte, educação, trabalho, renda e sustentabilidade ambiental. (Fonte e imagens: Secom PR) Confira infográficos:

De todos os deputados paraibanos, apenas Luiz Couto votou com Lula pelo aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25/06) a suspensão dos efeitos de três decretos do Governo Federal que elevavam as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Com 383 votos favoráveis e 98 contrários, a proposta agora segue para análise no Senado. Entre os 12 deputados federais da Paraíba, apenas Luiz Couto (PT) votou em defesa da medida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Parlamentares tradicionalmente alinhados ao Palácio do Planalto, como Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (União Brasil), surpreenderam ao se posicionarem a favor da suspensão, acompanhando a oposição — assim como Romero Rodrigues (Podemos), vice-líder do governo. Também votaram com a maioria os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Cabo Gilberto Silva (PL), Mersinho Lucena (PP), Murilo Galdino (Republicanos), Ruy Carneiro (Podemos), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (Republicanos). O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) — que não vota por exercer a presidência — foi fundamental ao articular a antecipação da votação. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) ao Projeto de Decreto Legislativo 314/25, de autoria do deputado Zucco (PL-RS), que inicialmente previa sustar apenas um dos decretos presidenciais sobre o imposto. Segundo a liderança do governo, a derrubada do decreto pode comprometer R$ 12 bilhões em arrecadação e impactar diretamente áreas como educação, saúde e programas sociais. A intenção inicial do governo era arrecadar R$ 61 bilhões com o aumento do IOF até 2026, mas após reações negativas, as alíquotas foram parcialmente reduzidas em novo decreto publicado no dia 11 de junho. Para o relator da matéria, a medida não tinha função regulatória, mas sim arrecadatória, com efeitos imediatos sobre operações de câmbio, crédito, seguros e investimentos. A decisão representa um revés para o governo e evidencia divisões internas na base aliada, inclusive entre os parlamentares paraibanos. (Fonte: Click100 com Agência Câmara / Foto: reprodução Agência Câmara)

Eduardo Carneiro comandará nova federação do Solidariedade-PRD na Paraíba; confira

Em uma importante movimentação do tabuleiro político nacional, os partidos Solidariedade e PRD formalizaram, na quarta-feira (25/06), a criação de uma federação partidária denominada “Renovação Solidária” . O acordo, celebrado em reunião realizada em Brasília, contou com a presença de dois destacados representantes paraibanos: o deputado estadual Eduardo Carneiro, membro da executiva nacional do Solidariedade, e o vereador de João Pessoa Fábio Carneiro, membro titular do diretório nacional do PRD. A decisão representa mais do que uma simples união administrativa entre legendas. Na prática, a federação fortalece blocos partidários, unifica estratégias eleitorais e amplia a musculatura política das siglas envolvidas — especialmente em estados como a Paraíba, onde o deputado Eduardo Carneiro vem se destacando como uma das principais lideranças emergentes. O parlamentar paraibano teve papel de protagonista na construção da federação, atuando de forma decisiva nos bastidores e na costura do entendimento entre as legendas. Sua presença na reunião desta quarta-feira, ao lado de Fábio Carneiro, é reflexo de um projeto político em plena ascensão e alinhado com as novas dinâmicas de reagrupamento da política nacional. A formalização da federação ocorre em meio a um momento simbólico para o deputado Eduardo Carneiro, que no período junino demonstrou uma expressiva capacidade de articulação política. Durante o mês de junho, o parlamentar percorreu diversos municípios da Paraíba, marcando presença em festas tradicionais e encontros regionais, em um verdadeiro giro pelo estado. O ponto alto de sua movimentação foi o evento realizado em sua residência em Bananeiras, que reuniu os principais nomes da política paraibana, entre prefeitos, deputados, ex-governadores e lideranças partidárias de diferentes espectros. O encontro foi visto como um gesto claro de prestígio e articulação de Eduardo, que tem ampliado sua influência tanto dentro do Solidariedade quanto no cenário político estadual. Com a federação entre Solidariedade e PRD, espera-se uma atuação mais coordenada nas próximas eleições municipais e estaduais, além da consolidação de palanques mais robustos em estados estratégicos. Na Paraíba, Eduardo Carneiro deve assumir papel central na estrutura da nova federação, consolidando sua imagem como liderança agregadora e com trânsito entre diferentes grupos políticos. A presença de Fábio Carneiro, vereador da capital e membro do diretório nacional, também sinaliza um fortalecimento da atuação da federação em João Pessoa, onde o novo bloco deve buscar protagonismo nas eleições de 2026. O movimento reforça a tendência nacional de fusões, incorporações e federações como forma de dar sobrevida às legendas e garantir maior representatividade no Congresso e nas assembleias estaduais. No caso específico do Solidariedade e PRD, o gesto é estratégico e marca o início de uma nova fase de reestruturação interna e de ampliação das bases regionais. Ao que tudo indica, a federação será uma das peças-chave nas articulações eleitorais dos próximos anos — e, na Paraíba, será difícil falar dela sem passar pelo nome de Eduardo Carneiro. (Fonte e foto: Ascom)

Semob-JP altera circulação no bairro de Miramar a partir desta quinta-feira; confira imagens

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informa que, a partir das 6h desta quinta-feira (26/06), a Rua das Acácias, localizada no bairro de Miramar, passará a operar em mão única no trecho compreendido entre a Rua do Sol e a Rua Ana Lúcia de Melo Nogueira Baguetti. A mudança foi definida após estudo técnico que constatou que a circulação em mão dupla na via gerava transtornos à fluidez e segurança no trânsito, especialmente em horários de pico. Com a alteração, a via passará a ter sentido único no fluxo que segue da Rua do Sol em direção à Rua Ana Lúcia de Melo Nogueira Baguetti. Diante da intervenção, o superintendente da Semob-JP, Marcílio do HBE, reforça o compromisso do órgão com a melhoria contínua do trânsito na Capital. “Todas as intervenções implantadas pela Semob-JP são previamente analisadas e colocadas em prática com foco na melhoria da fluidez e na segurança viária. Seguiremos com esses levantamentos técnicos por toda a cidade, ouvindo a população e ajustando o trânsito de forma responsável e eficiente”, ressaltou Marcílio do HBE. Durante os 10 primeiros dias, a Semob-JP realizará uma operação educativa, com presença de agentes de mobilidade no local para orientar condutores, moradores e comerciantes sobre a nova circulação. Além disso, toda a sinalização necessária já foi instalada. “Essa é uma mudança necessária e planejada, que atende a uma demanda da comunidade e visa melhorar a organização do tráfego naquela região”, afirmou Sanderson Cesário, diretor de Operações da Semob-JP. Canais de atendimento – A Semob-JP reforça que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais oficiais de atendimento: 3213-7188 (ligação) e 98760-2134 (WhatsApp). (Fonte e fotos: Secom PMJP) Confira imagens:

Operação na Paraíba gera 42 autuações e multas de R$ 869 mil por desmatamento ilegal

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou a Operação Mata Viva, visando coibir o desmatamento ilegal da Mata Atlântica na Paraíba. Em pouco menos de um mês de atuação, a força-tarefa resultou em 42 autos de infração, embargos de 106,5 hectares de vegetação nativa e imposição de R$ 869 mil em multas administrativas. Desse total, 91,9 ha correspondem à Mata Atlântica e 14,6 ha à Caatinga. Entre 14 de maio e 4 de junho de 2025, o cerco foi montado a partir de alertas de desmatamento gerados via geoprocessamento de imagens de satélite. Confirmadas as áreas de corte raso, equipes de campo realizaram vistorias in loco e empregaram drones para mapear as ocorrências. Com isso, identificaram os infratores que promoviam supressão ilegal de vegetação. As áreas embargadas ficam distribuídas por oito municípios: Areia, Capim, Guarabira, João Pessoa, Juripiranga, Pilões, São José dos Ramos e Solânea. Em cada local, as equipes do Ibama delimitaram perímetros, sinalizaram as coordenadas GPS e determinaram o bloqueio imediato das atividades. A ação também culminou na apreensão de 176 aves silvestres, com a maioria sendo devolvida ao habitat natural. Os espécimes feridos ou debilitados foram encaminhados para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cabedelo (PB). Legislação em foco Conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008, o desmatamento sem autorização implica multa de R$ 1 mil por hectare ou fração. A destruição de formações nativas com proteção especial sofre penalidade ampliada para R$ 5 mil por hectare. Quando há uso de fogo, as sanções administrativas dobram, exceto em situações previstas na legislação. Essas medidas objetivam responsabilizar infratores e garantir a regeneração natural da vegetação. Chamou atenção da operação a atuação conjunta em Terras Indígenas do Povo Potiguara (Litoral Norte). A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) detectou desmatamentos ilegais para cultivo de cana-de-açúcar em áreas previamente embargadas. Com base em relatórios técnicos da Funai, o Ibama lavrou novas autuações e reforçou os bloqueios, assegurando a proteção de territórios tradicionais. A Mata Atlântica, bioma-alvo da Operação Mata Viva, é protegida pela Lei Federal nº 11.428/2006. Seu rico mosaico de florestas abriga espécies endêmicas e regula ciclos hidrológicos vitais para a região. Ainda assim, permanece sob pressão de atividades antrópicas: desmatamentos, queimadas, extração ilegal de madeira, expansão imobiliária e monocultura canavieira. Para o superintendente substituto do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro Pantoja, a Operação Mata Viva reforça o compromisso do Ibama com a proteção ambiental do bioma local e dos territórios tradicionais do Povo Indígena Potiguara. “Continuaremos diligentes na prevenção e no combate em defesa da nossa biodiversidade, contribuindo com nossas ações para a mitigação dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, declarou Geandro. (Fonte e foto: Ascom Ibama)

Cabedelo: prefeito, vice e vereador perdem mandatos; ex-prefeito Vitor Hugo é punido com inelegibilidade

A juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues, da 57ª Zona Eleitoral, cassou os diplomas do prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Holanda (PP) e do vereador Márcio Alexandre (União Brasil), todos eleitos nas eleições municipais de 2024. (Confira o documento ao final desta matéria) A decisão atende a uma ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral com base nas operações En Passant 1 e 2, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba. De acordo com a sentença, houve abuso de poder político e econômico, com uso de recursos públicos para favorecimento eleitoral. A juíza determinou ainda a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito Vitor Hugo Castelliano (Avante) e ordenou a comunicação imediata da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e à Câmara de Cabedelo. Entre as provas apresentadas estão listas de eleitores, comprovantes de votação, registros de transferências via Pix e santinhos digitais encontrados em celulares e pen drives. Também há registros de uma reunião que teria contado com a presença do prefeito, da vice e da servidora pública Flávia Santos Lima Monteiro — todos investigados. O MP Eleitoral aponta que Márcio Alexandre teria sido diretamente beneficiado pelo esquema e que eleitores foram aliciados mediante pagamentos e promessas de cargos comissionados. O segundo colocado nas eleições foi o deputado estadual Walber Virgolino (PL), com 8.413 votos. Cabe recurso da decisão ao TRE-PB. Clique aqui e confira o documento. O outro lado O prefeito cassado, André Coutinho, emitiu uma Nota Oficial reafirmando compromisso com a transparência e afirmando que por não concordar com a narrativa e conclusões judiciais apresentará recurso para derrubara a decisão. Confira a íntegra da Nota: “NOTA Diante de recente decisão proferida pela juíza da 57ª Zona Eleitoral, venho, na condição de prefeito de Cabedelo, reafirmar meu compromisso com a transparência, a responsabilidade institucional e o respeito à vontade soberana do povo cabedelense, expressiva nas urnas. Porém, por não concordar com a narrativa e as conclusões nela inseridas, apresentarei recurso confiando plenamente na sua reforma. Seguirei exercendo minhas funções com serenidade, como sempre fiz, acreditando que esse episódio será devidamente esclarecido e superado. Reafirmo meu compromisso e da vice-prefeita Camila Holanda  de continuar trabalhando em prol dos cidadãos de Cabedelo, que nos elegeu com 25.966 votos (66,24%). A todos os cabedelenses, reafirmo que continuaremos exercendo plenamente o nosso mandato legitimamente conferido pelo povo de Cabedelo, e que não haverá qualquer alteração ou problemas na continuidade da gestão municipal até o julgamento do último recurso, quando a verdade será restabelecida. Cabedelo está acima de tudo, e meu compromisso com a cidade e com cada cidadão permanece inabalável. André Luis Almeida Coutinho, prefeito de Cabedelo-PB“ (Fonte: Click100 com Blog da Sony Lacerda / Foto: Freepik)

João Pessoa sedia a 6ª Conferência Municipal das Cidades a partir desta quinta-feira; confira

A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta quinta-feira (26/06), a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que será realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho. O evento, que será promovido até a sexta-feira (27), contará com a participação de vários órgãos da gestão municipal e da sociedade civil e vai discutir estratégias e estabelecer políticas públicas que resultem em uma melhor qualidade de vida para os moradores da Capital. A Conferência Municipal das Cidades será iniciada às 14h, com uma apresentação cultural. Na sequência, será formada uma mesa de abertura, com a presença de diversas autoridades. Um dos pontos principais do primeiro dia de evento será uma palestra com o professor Demóstenes Andrade de Moraes, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e do Observatório das Metrópoles, órgão ligado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O tema deste será ‘Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’. “O objetivo central da conferência é sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para participar desse processo, para que a gente possa estabelecer agendas, metas, planos de ação para enfrentar os possíveis problemas existentes na nossa Capital que está caminhando para ter um milhão de habitantes”, explicou Josy Alves, presidente da comissão organizadora da Conferência Municipal das Cidades. De acordo com esta matéria publicada pela Secom da PMJP, Josy Alves, que é da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), destacou ainda a necessidade de contar com diversos segmentos da sociedade no encontro, considerando sexo, idade, raça, etnia e pessoa com deficiência, para a formulação de proposições e avaliações sobre a função social da cidade. “Vamos debater a questão de projetos habitacionais, moradia, regularização fundiária, mobilidade urbana, entre outras pautas que entram no tema da diversidade, a questão da participação, a questão de orçamento e financiamento, o Programa João Pessoa Sustentável, projetos em parceria com o Ministério das Cidades e diversas ações realizadas na nossa cidade. Então, esperamos contar com diversos seguimentos da sociedade para construirmos soluções para João Pessoa. Durante o evento, ainda serão eleitos as delegadas e os delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que vai reunir representantes de dezenas de municípios da Paraíba. Inscrições – Mais detalhes do evento e as pré-inscrições estão sendo feitas por meio do link: https://outgo.com.br/6-conferencia-municipal-das-cidades-joao-pessoa-2025. Sua validação acontece no ato do credenciamento na abertura da conferência. Participantes – A VI Conferência Municipal das Cidades terá a participação de representantes das Secretarias de Habitação Social (Semhab), Participação Popular (SEPP), Desenvolvimento Social (Sedes), Gestão Governamental (Seggov), Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), além da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). (Foto: Secom PMJP | Quel Valentin

Topo
Verified by MonsterInsights