A cidade de João Pessoa passa a contar, a partir desta segunda-feira (30/06), com um projeto inovador de educação patrimonial: o Caminhos da Fé. A iniciativa ao ar livre será realizada simultaneamente em seis igrejas do Centro Histórico da capital e tem como objetivo contar a história da Paraíba a partir de seus marcos religiosos e arquitetônicos.
Financiado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), o projeto recebeu investimento superior a R$ 560 mil e será coordenado pelo Centro Cultural São Francisco. A abertura oficial acontece às 9h no próprio centro cultural.
De caráter educativo e não religioso, o Caminhos da Fé pretende alcançar turistas, estudantes e moradores locais. A proposta é promover uma imersão histórica por meio das igrejas: Igreja de São Francisco, Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento, Igreja da Misericórdia, Igreja do Carmo e Igreja de São Frei Pedro Gonçalves.
“É um jeito dinâmico e participativo de contar como João Pessoa e a Paraíba foram fundadas”, destacou o secretário de Cultura, Pedro Santos, sobre o potencial turístico e formativo do projeto.
Cada visitante poderá percorrer o circuito completo ou escolher igrejas individualmente. As visitas serão guiadas por grupos formados por estudantes bolsistas das comunidades vizinhas, como Porto do Capim, Varadouro, Roger e Ilha do Bispo — o que também fortalece a inclusão e a formação profissional de jovens dessas áreas.
O projeto integra uma segunda etapa de investimentos iniciados com o ICMS Patrimônio Histórico, voltado à recuperação de imóveis da região central da capital. Agora, com a ampliação do acesso e da valorização dos espaços, o Caminhos da Fé busca transformar o Centro Histórico em uma grande aula viva e acessível sobre a cidade.
(Fonte: Click100 com Secom PB / Foto: reprodução Ascom Arquidiocese da Paraíba)