Eduardo Carneiro comandará nova federação do Solidariedade-PRD na Paraíba; confira

Em uma importante movimentação do tabuleiro político nacional, os partidos Solidariedade e PRD formalizaram, na quarta-feira (25/06), a criação de uma federação partidária denominada “Renovação Solidária” . O acordo, celebrado em reunião realizada em Brasília, contou com a presença de dois destacados representantes paraibanos: o deputado estadual Eduardo Carneiro, membro da executiva nacional do Solidariedade, e o vereador de João Pessoa Fábio Carneiro, membro titular do diretório nacional do PRD. A decisão representa mais do que uma simples união administrativa entre legendas. Na prática, a federação fortalece blocos partidários, unifica estratégias eleitorais e amplia a musculatura política das siglas envolvidas — especialmente em estados como a Paraíba, onde o deputado Eduardo Carneiro vem se destacando como uma das principais lideranças emergentes. O parlamentar paraibano teve papel de protagonista na construção da federação, atuando de forma decisiva nos bastidores e na costura do entendimento entre as legendas. Sua presença na reunião desta quarta-feira, ao lado de Fábio Carneiro, é reflexo de um projeto político em plena ascensão e alinhado com as novas dinâmicas de reagrupamento da política nacional. A formalização da federação ocorre em meio a um momento simbólico para o deputado Eduardo Carneiro, que no período junino demonstrou uma expressiva capacidade de articulação política. Durante o mês de junho, o parlamentar percorreu diversos municípios da Paraíba, marcando presença em festas tradicionais e encontros regionais, em um verdadeiro giro pelo estado. O ponto alto de sua movimentação foi o evento realizado em sua residência em Bananeiras, que reuniu os principais nomes da política paraibana, entre prefeitos, deputados, ex-governadores e lideranças partidárias de diferentes espectros. O encontro foi visto como um gesto claro de prestígio e articulação de Eduardo, que tem ampliado sua influência tanto dentro do Solidariedade quanto no cenário político estadual. Com a federação entre Solidariedade e PRD, espera-se uma atuação mais coordenada nas próximas eleições municipais e estaduais, além da consolidação de palanques mais robustos em estados estratégicos. Na Paraíba, Eduardo Carneiro deve assumir papel central na estrutura da nova federação, consolidando sua imagem como liderança agregadora e com trânsito entre diferentes grupos políticos. A presença de Fábio Carneiro, vereador da capital e membro do diretório nacional, também sinaliza um fortalecimento da atuação da federação em João Pessoa, onde o novo bloco deve buscar protagonismo nas eleições de 2026. O movimento reforça a tendência nacional de fusões, incorporações e federações como forma de dar sobrevida às legendas e garantir maior representatividade no Congresso e nas assembleias estaduais. No caso específico do Solidariedade e PRD, o gesto é estratégico e marca o início de uma nova fase de reestruturação interna e de ampliação das bases regionais. Ao que tudo indica, a federação será uma das peças-chave nas articulações eleitorais dos próximos anos — e, na Paraíba, será difícil falar dela sem passar pelo nome de Eduardo Carneiro. (Fonte e foto: Ascom)

Cabedelo: prefeito, vice e vereador perdem mandatos; ex-prefeito Vitor Hugo é punido com inelegibilidade

A juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues, da 57ª Zona Eleitoral, cassou os diplomas do prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Holanda (PP) e do vereador Márcio Alexandre (União Brasil), todos eleitos nas eleições municipais de 2024. (Confira o documento ao final desta matéria) A decisão atende a uma ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral com base nas operações En Passant 1 e 2, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba. De acordo com a sentença, houve abuso de poder político e econômico, com uso de recursos públicos para favorecimento eleitoral. A juíza determinou ainda a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito Vitor Hugo Castelliano (Avante) e ordenou a comunicação imediata da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e à Câmara de Cabedelo. Entre as provas apresentadas estão listas de eleitores, comprovantes de votação, registros de transferências via Pix e santinhos digitais encontrados em celulares e pen drives. Também há registros de uma reunião que teria contado com a presença do prefeito, da vice e da servidora pública Flávia Santos Lima Monteiro — todos investigados. O MP Eleitoral aponta que Márcio Alexandre teria sido diretamente beneficiado pelo esquema e que eleitores foram aliciados mediante pagamentos e promessas de cargos comissionados. O segundo colocado nas eleições foi o deputado estadual Walber Virgolino (PL), com 8.413 votos. Cabe recurso da decisão ao TRE-PB. Clique aqui e confira o documento. O outro lado O prefeito cassado, André Coutinho, emitiu uma Nota Oficial reafirmando compromisso com a transparência e afirmando que por não concordar com a narrativa e conclusões judiciais apresentará recurso para derrubara a decisão. Confira a íntegra da Nota: “NOTA Diante de recente decisão proferida pela juíza da 57ª Zona Eleitoral, venho, na condição de prefeito de Cabedelo, reafirmar meu compromisso com a transparência, a responsabilidade institucional e o respeito à vontade soberana do povo cabedelense, expressiva nas urnas. Porém, por não concordar com a narrativa e as conclusões nela inseridas, apresentarei recurso confiando plenamente na sua reforma. Seguirei exercendo minhas funções com serenidade, como sempre fiz, acreditando que esse episódio será devidamente esclarecido e superado. Reafirmo meu compromisso e da vice-prefeita Camila Holanda  de continuar trabalhando em prol dos cidadãos de Cabedelo, que nos elegeu com 25.966 votos (66,24%). A todos os cabedelenses, reafirmo que continuaremos exercendo plenamente o nosso mandato legitimamente conferido pelo povo de Cabedelo, e que não haverá qualquer alteração ou problemas na continuidade da gestão municipal até o julgamento do último recurso, quando a verdade será restabelecida. Cabedelo está acima de tudo, e meu compromisso com a cidade e com cada cidadão permanece inabalável. André Luis Almeida Coutinho, prefeito de Cabedelo-PB“ (Fonte: Click100 com Blog da Sony Lacerda / Foto: Freepik)

São João dos ‘Carneiros’ reúne base governista e esquenta bastidores da política paraibana

O domingo (22/06) foi de festa e articulação política em Bananeiras, no Brejo da Paraíba. Na residência do deputado estadual Eduardo Carneiro, no espaço Yes Banana, aconteceu mais uma edição do tradicional São João dos “Carneiros”, evento que vem se consolidando como espaço estratégico da base aliada para debates sobre o cenário político estadual. Estiveram presentes lideranças de peso, como o governador João Azevêdo (PSB), o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), os prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa) e Nabor Wanderley (Patos), os secretários estaduais Deusdete Queiroga e Ronaldo Guerra, o vereador Fábio Carneiro, além dos deputados federais Hugo Motta (Republicanos) e Aguinaldo Ribeiro (PP). Também participaram amigos e apoiadores de Eduardo Carneiro, reforçando o prestígio do evento no calendário junino. A confraternização transcendeu a tradição das festas juninas e funcionou como vitrine para gestos públicos de unidade e projeções rumo às eleições de 2026. Em clima de harmonia, integrantes do núcleo duro do governo estadual aproveitaram o momento para afinar discursos e trocar percepções sobre a sucessão. Durante rodas de conversa, foram mencionadas possíveis movimentações para o Senado, com os nomes do governador João Azevêdo e do prefeito Nabor Wanderley sendo cogitados para compor a chapa majoritária. Ambos têm intensificado agendas no interior e são vistos como peças-chave na disputa vindoura. Ao reunir o alto escalão da base governista em um ambiente descontraído, Eduardo Carneiro sinaliza não apenas o fortalecimento de sua liderança, como também o desejo de ampliar o espaço do Solidariedade nas decisões estratégicas que definirão os rumos do grupo nas próximas eleições. O São João dos “Carneiros”, mais uma vez, reafirma sua posição como palco privilegiado dos bastidores da política paraibana — onde as sanfonas tocam, mas os acordes são também de articulação. (Fonte: Click100 / Foto: reprodução redes sociais Eduardo Carneiro)

Nesta 5ª: ministro Silvio Costa Filho participa da inauguração da nova pista do Aeroporto de Patos

Em parceria com o estado, Governo Federal investe R$ 36 milhões no terminal paraibano Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugura nesta quinta-feira (19), às 16h, uma nova pista e o sistema de sinalização do Aeroporto de Patos, no sertão paraibano. As obras representam um investimento de R$ 36 milhões, resultado de parceria entre estado e União. Também participam da cerimônia o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, o governador da Paraíba, João Azevedo, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca. As obras no aeroporto de Patos contemplaram, além da reconstrução da pista de pousos e decolagens, novo pátio de aeronaves, taxiway, regularização de faixa de pista, cerca operacional, estacionamento de veículos e sistemas de auxílio à navegação aérea. A comitiva também acompanhará o andamento do trabalho de construção do novo terminal de passageiros, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. Com os investimentos, o aeroporto de Patos terá capacidade para receber até três aeronaves do modelo ATR-72 simultaneamente, contribuindo para o desenvolvimento econômico de outros 23 municípios da região ao garantir mais segurança no deslocamento de pessoas e transporte de cargas. ServiçoO que: Inauguração da nova pista e sinalização do Aeroporto de Patos (PB)Quando: Quinta-feira, 19 de junhoOnde: Aeroporto de Patos – Rodovia PB-228, Patos – ParaíbaHorário: 16h (Fonte: Ascom MPA / Foto: reprodução Agência Brasil | Fábio Rodrigues Pozzebom)

Em 2 anos: Prefeituras gastaram mais de R$ 700 milhões apenas com festas na Paraíba, diz TCE

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou os resultados da Auditoria Temática nº 02/2025, que analisou os gastos com festividades realizados pelos 223 municípios paraibanos entre os anos de 2023 e 2025 (até 6 de junho). O levantamento, elaborado a partir dos dados do SAGRES, revela crescimento significativo nas despesas e alerta para o comprometimento de recursos públicos que deveriam ser direcionados a áreas essenciais. Segundo o relatório, os gastos com festividades somaram R$ 230,1 milhões em 2023 e saltaram para R$ 342,2 milhões em 2024, representando um aumento de 48,7%. Já nos primeiros cinco meses de 2025, os municípios empenharam R$ 146 milhões, o que já corresponde a 42,7% do total gasto em 2024. A expectativa é de que esse número aumente consideravelmente com a chegada do período junino, historicamente o mais oneroso. O estudo, baseado em mais de 5,4 milhões de empenhos processados por tecnologia de análise automatizada, evidencia o crescimento, as variações e a distribuição dessas despesas em comparação com áreas essenciais como saúde, educação e investimentos. O valor gasto por habitante também apresentou elevação: foi de R$ 57,87 em 2023 para R$ 82,53 em 2024, uma alta de 42,6%. Até junho de 2025, a média per capita chegou a R$ 35,21. Festas juninas concentram quase metade dos gastos – Os festejos juninos continuam sendo o principal destino dos recursos para eventos. Em 2024, cerca de R$ 161,9 milhões foram gastos entre os meses de maio e julho, o que representa 47,3% do total de despesas com festividades. A seleção baseada em palavras-chave (como “São João” e “quadrilha”) identificou R$ 133,7 milhões, ou 39,1% do total. Comparativo com áreas essenciais – O estudo também apontou que, em 2024, os municípios gastaram em média 2,4% de seus orçamentos totais com festas. Em alguns casos, os gastos com festividades chegaram a representar mais de 40% das despesas com educação e saúde, e ultrapassaram os investimentos em infraestrutura. Até junho de 2025, 32 municípios já destinaram mais dinheiro a festas do que a investimentos. Fornecedores – A auditoria identificou forte concentração de despesas em poucos fornecedores. Em 2024, 18,1% dos gastos com festas ficaram concentrados em apenas 15 credores. Já em 2025, esse número aumentou para 23,4%, evidenciando a recorrência de contratações com empresas específicas para estrutura e atrações musicais. O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, reforça que a realização de festividades com recursos públicos deve estar condicionada ao interesse público comprovado, como o fortalecimento da cultura ou a promoção do turismo. O Tribunal alerta ainda que municípios em situação de emergência ou calamidade devem se abster de tais gastos e priorizar áreas como saúde, educação e infraestrutura. “Os números revelam que, em muitos casos, os gastos com festividades ultrapassam os investimentos em áreas estratégicas, o que exige maior responsabilidade dos gestores públicos”, destaca o relatório. O documento completo está disponível no site do TCE-PB, com dados detalhados por município, inclusive os percentuais comparativos com os gastos em saúde, educação e investimentos. Link: https://tce.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/Auditoria-Tematica-02_2025-Gastos-com-festividades.pdf (Fonte: Ascom TCE-PB / Imagem de wirestock no Freepik )

Prefeitura publica exoneração de secretário de Comunicação e nomeia novo titular para pasta de Representação Institucional

A Prefeitura de Santa Rita oficializou nesta terça-feira (17/06) importantes mudanças em sua equipe administrativa. Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial, foi confirmada a exoneração de Bruno Sena do cargo de secretário municipal de Comunicação. O jornalista, que esteve à frente da pasta por cerca de dois anos, deixou a função para seguir carreira na iniciativa privada. Na mesma edição, também foi anunciada a nomeação de Jurandir Miranda para o cargo de secretário municipal de Representação Institucional, fortalecendo a articulação do município junto a órgãos estaduais e federais. Jurandir assume o posto anteriormente ocupado por Emerson Panta, ex-prefeito de Santa Rita. As portarias reforçam o processo de reorganização da gestão municipal, que, segundo fontes do Executivo, deve seguir com novos ajustes ao longo das próximas semanas. A Prefeitura ainda não confirmou quem assumirá, de forma definitiva, a Secretaria de Comunicação. Leia também: Secretário de Comunicação de Santa Rita deixa cargo; novo nome deve ser anunciado em breve Confira publicações: (Fonte: Click100 / Foto: reprodução rede social)

Secretário de Comunicação de Santa Rita deixa cargo; novo nome deve ser anunciado em breve

O jornalista Bruno Sena deixou oficialmente a Secretaria de Comunicação de Santa Rita nesta terça-feira (17/06). A decisão foi comunicada diretamente ao prefeito Jackson Alvino e informada à imprensa logo em seguida. Com vasta experiência na comunicação pública e privada, Bruno ocupava o cargo havia cerca de dois anos, tendo a responsabilidade de fortalecer as estratégias institucionais, o relacionamento com a imprensa e a presença digital da Prefeitura. Em nota, o ex-secretário agradeceu ao prefeito pela confiança e afirmou que seguirá novos projetos na iniciativa privada, com foco nas áreas de publicidade e marketing. A Prefeitura de Santa Rita informou que um novo nome para ocupar a pasta será anunciado nos próximos dias, porém, nos bastidores da política a ascensão da secretária executiva da Comunicação, Jaceline Marques, já é dada como possibilidade real, enquanto outro grupo aposta na nomeação do atual porta-voz do Governo da Paraíba, Humberto Alexandre. (Fonte: Click100 / Foto: reprodução internet)

Ministério Público da PB usará indicadores para barrar gastos abusivos de Prefeituras com festas

Medida quer evitar que Prefeituras que não asseguram políticas públicas essenciais ou que estejam em situação de calamidade e emergência gastem excessivamente com eventos O Ministério Público da Paraíba encaminhou aos promotores de Justiça que atuam na defesa do patrimônio público um guia de atuação funcional sobre os gastos desproporcionais em festas públicas. O documento foi elaborado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) em matéria do patrimônio público e tem como objetivo orientar os membros do MPPB em relação à análise e apuração de irregularidades em despesas com festas e eventos públicos, inclusive no período junino.  De acordo com o coordenador do CAO Patrimônio Público, o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima, o objetivo dessa atuação é evitar despesas excessivas por parte das Prefeituras Municipais que não assegurem o mínimo existencial em termos de políticas públicas ou que se encontrem em situação de desequilíbrio financeiro, emergência ou calamidade pública.  Para isso, foram definidos indicadores específicos que podem servir como parâmetro de avaliação pelos promotores e promotoras de Justiça, como os índices de desenvolvimento humano, de desenvolvimento da educação básica e de Progresso Social (IDH, Ideb e IPS, respectivamente) dos municípios; a cobertura de saneamento básico; a oferta de vagas em creches e escolas, condições do transporte escolar e qualidade da merenda e a aplicação do mínimo constitucional em educação (25%) e saúde (15%), por exemplo.  Carlos Davi explicou também que um dos motivos que levou o CAO a elaborar o Guia de Atuação foi o Relatório de Acompanhamento da Gestão Municipal 2023, feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), no qual foram identificadas diversas irregularidades nos gastos com festas públicas por parte de municípios paraibanos, incluindo a realização de festas em locais com vigência de decreto de calamidade pública e que não cumpriam os percentuais mínimos constitucionais em saúde e educação. (Saiba mais) Segundo o coordenador do CAO, além do guia, também foram enviados modelos de recomendação e de ação civil pública aos promotores de Justiça, com o intuito de auxiliá-los em relação aos casos em que for verificada desproporção do valor da festa ou outra irregularidade que afronte os princípios constitucionais da administração pública.  Observatório O promotor de Justiça explicou ainda que o TCE-PB disponibilizou no site uma ferramenta de busca que possibilita examinar o total de gastos com as festividades por município, chamada “Observatório Festividades”. Nela, o cidadão pode consultar a evolução dos gastos nos anos anteriores e a distribuição da despesa com festividades per capita (valor gasto dividido pela população). (Fonte: Ascom MPPB / Imagem: Pixabay)

Congresso aprova ajustes nas regras sobre emendas parlamentares ao Orçamento

Recursos das emendas poderão ser usados para custeio de despesas de pessoal da saúde de estados e municípios O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17/06) proposta com alterações nas emendas parlamentares ao Orçamento da União. O texto será promulgado pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AC). A versão aprovada é o substitutivo do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), para o Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) 3/25, apresentado na sexta-feira (13) pelas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado. A votação foi simbólica. Entre outros pontos, o substitutivo altera a Resolução 1/06 do Congresso, que trata de temas orçamentários, para: “As modificações atendem às reivindicações dos estados, dos municípios e dos parlamentares que ainda têm dúvidas sobre o que pedem os órgãos de controle e sobre a necessária transparência orçamentária”, disse Eduardo Gomes. “Todas essas alterações são pertinentes, ora aprimorando aspectos do processo legislativo orçamentário, ora esclarecendo pontos sobre os quais restam dúvidas interpretativas quanto ao alcance dos dispositivos legais”, explicou ele. Para o relator, as alterações devem ajustar a Resolução 1/06 à Lei Complementar 210/24. Após impasse com o Poder Judiciário, a lei complementar alterou regras para a proposição e a execução das emendas dos senadores e deputados. As entidades que receberão recursos de emendas parlamentares deverão comprovar experiência prévia na área, capacidade técnica e operacional para atuar na localidade da emenda e estar em dia com a prestação de contas dos recursos públicos recebidos. Custeio da saúdeDurante o debate sobre o projeto, parlamentares de diferentes partidos criticaram o fato de a resolução autorizar o custeio de saúde dos municípios com recursos de emenda parlamentar. “Temos municípios que deveriam ter sua própria renda, mas pegamos o dinheiro do município, trazemos para Brasília e vem um monte de prefeito passar pires para parlamentar”, disse a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). O deputado Ivan Valente (Psol-SP) ressaltou que as emendas impositivas viraram mais de 1/4 das despesas discricionárias no País. “Essa ânsia dos parlamentares para distribuir emendas para os prefeitos é porque isso reelege o deputado, praticamente compra o prefeito e forma a base para fazer essa composição do Congresso que ataca os trabalhadores”, afirmou. Ele também criticou como “cúmulo da falta de transparência” o pagamento de despesa corrente de servidor com emenda parlamentar. Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), essa é a maior distorção do texto. “Desobriga o Estado de compromissos com despesas correntes da saúde. O SUS [Sistema Único de Saúde] precisa de mais recursos, e não serão emendas parlamentares que vão suprir essas necessidades”, afirmou. Segundo o deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT), mais de 100 dos 142 municípios de Mato Grosso não têm capacidade financeira para suprir as demandas do custeio da máquina municipal. “Precisamos equilibrar a balança, e não é equalizando as emendas, é realmente com o pacto federativo”, disse. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) afirmou que o pagamento dos servidores da saúde é uma “terceira evolução” depois da compra de equipamentos hospitalares e do custeio de hospitais. “É uma evolução que assusta. Sem as emendas, não se compra equipamento, não tem custeio nem paga funcionário”, disse. (Fonte e foto: Agência Câmara | Kayo Magalhães)

Itamaraty confirma que comitiva brasileira ignorou alerta para viagem ao Oriente Médio

O Itamaraty confirmou que a comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais brasileiros iniciou o retorno ao Brasil após dias de tensão em Israel, onde ficaram retidos em meio à escalada do conflito com o Irã. O grupo, no qual também estava o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), viajou ao país a convite do governo israelense, mesmo após recomendação oficial do Itamaraty desaconselhando deslocamentos não essenciais à região desde outubro de 2023. Durante a estadia, os integrantes participaram de um treinamento sobre segurança pública e desenvolvimento urbano, promovido pela Agência Israelense de Cooperação para o Desenvolvimento (MASHAV), em parceria com o Instituto Internacional de Lideranças (HISTADRUT). No entanto, com o agravamento do conflito, a comitiva precisou se abrigar em bunkers e recebeu treinamento de sobrevivência diante dos alertas de bombardeios. Entre os participantes estavam os prefeitos de João Pessoa (PB), Cícero Lucena; de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião; de Macaé (RJ), Welberth Rezende; de Nova Friburgo (RJ), Johnny Maycon; além da vice-prefeita de Goiânia (GO), Coronel Cláudia Lira, e o governador de Rondônia, Marcos Rocha. Ao todo, cerca de 50 autoridades brasileiras integravam duas delegações distintas. Com o fechamento do espaço aéreo israelense, o retorno foi articulado pelo Itamaraty por meio de rotas terrestres até a Jordânia. A embaixada brasileira em Tel Aviv prestou apoio contínuo ao grupo, que agora está a caminho de suas respectivas cidades. Entenda o conflito entre Israel e Irã: uma explicação didática O conflito entre Israel e Irã é antigo e envolve questões religiosas, políticas e estratégicas. Até 1979, os dois países mantinham relações diplomáticas. Isso mudou com a Revolução Islâmica no Irã, que instaurou um regime teocrático xiita e passou a considerar Israel um inimigo. Desde então, o Irã não reconhece o Estado de Israel e apoia grupos armados como o Hezbollah e o Hamas, que são adversários diretos dos israelenses. Por outro lado, Israel acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares e de financiar ataques contra seu território. A tensão aumentou após os ataques do Hamas a Israel em outubro de 2023, que desencadearam a guerra em Gaza. Em 2025, a situação se agravou com ataques mútuos entre Israel e Irã, incluindo bombardeios a instalações nucleares iranianas e retaliações com mísseis. Em resumo, o conflito é alimentado por disputas ideológicas, rivalidades regionais e o temor de uma corrida nuclear, tornando a região instável e perigosa para visitantes e residentes. (Fonte: Click100 com Ascom Itamaraty / Imagem: Freepik Senivpetro)

Topo
Verified by MonsterInsights