A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou a aquisição de mais de 2,3 toneladas de trilhos em dezembro do ano passado (2024). As Unidades contempladas com o material serão João Pessoa e Recife.

O valor total do investimento foi de mais de R$18 milhões, que serão destinados às melhorias nas ferrovias. O bem adquirido já foi fabricado pela empresa ACSO – Central de Serviço do Aço LTDA e está em fase de certificação.

“A aquisição do material visa a continuidade das obras de substituições dos trilhos das curvas que apresentam desgastes próximos aos limites estabelecidos pelas normas técnicas. Tais substituições ajudarão na melhoria da segurança do sistema, na preservação do material rodante e a eficiência da operação , uma vez que os trens de passageiros poderão operar em maiores velocidades”, disse Diogo Santos, gerente Geral de Estudos e Projetos – GAESP.

Das 2,3 toneladas do material, 939,53 serão para João Pessoa, na Paraíba. Essa quantidade é equivalente a 20 km de trilhos, capazes de construir 10 km de via férrea e teve o custo total de quase R$8 milhões. Já em Recife, 1.365,13 toneladas equivalem a 24km de trilhos, capazes de construir 12km de via férrea pronta, com um custo total de quase 10,4 milhões . Ambas as Unidades têm previsão de recebimento do material no início do segundo semestre de 2025.

(Fonte e foto: Ascom CBTU)

Topo