Mais um ‘Banco Vermelho’ é instalado em João Pessoa como alerta contra feminicídios na Paraíba

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realiza nesta terça-feira (26/08), às 10h30, no pátio principal do Centro, a instalação do Banco Vermelho, símbolo de denúncia da violência contra as mulheres no Brasil.

Em abril deste ano, o Cendac iniciou a campanha Por Todas Elas e Por Nós Também – Pela Vida das Mulheres, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres na Paraíba. O evento contou com as palestras da professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, doutora em Ciências Sociais e especialista nos estudos de gênero, Glória Rabay, e da coordenadora das Delegacias da Mulher no estado da Paraíba, delegada Sileide Azevedo. Na ocasião, foram apresentadas e distribuídas entre os participantes, as peças e o informativo da campanha idealizada pelo Cendac, que já realiza desde 2017, palestras e oficinas em escolas da rede estadual de ensino da Paraíba e comunidades periféricas, debatendo esta temática.

A instalação do Banco Vermelho na instituição marca uma nova etapa na campanha iniciada pelo Cendac em abril. A proposta é fazer com que as pessoas que nele sentam, refletiam sobre a temática e pensem como podem agir para enfrentar este problema social, que mata uma mulher a cada seis horas no Brasil. A ideia partiu da presidenta do Cendac, Valquíria Alencar, uma das principais referências no combate à violência contra as mulheres no estado. Valquíria foi uma das fundadoras da Ong Centro da Mulher 8 de Março, atuando e acompanhando casos emblemáticos da violência de gênero na Paraíba, como o caso da estudante Márcia Barbosa, assassinada em 1998 pelo então deputado estadual, Aercio Pereira, e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), presidida pelo então deputado estadual Luiz Couto, instalada na Assembleia Legislativa da Paraíba nos anos 1990, para investigar o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil no estado.

A história do Banco Vermelho – A ideia em colocar bancos em praças públicas, pintados com a cor vermelha, partiu de duas amigas da cidade do Recife, que perderam amigas para o crime de feminicídio. O objetivo da instalação dos bancos é fazer com que as pessoas que nele sentam, pensem, reflitam, levantem-se e ajam no combate à violência contra as mulheres.

(Fonte e arte: Ascom Cendac / Foto de capa: Freepik Alexphotos)

Confira banner:

Topo
Verified by MonsterInsights