Colunistas

Professor universitário, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Geociências, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT), vice-coordenador do Laboratório de Estudos Geológicos e Ambientais (Legam), editor-chefe da Revista Cadernos do Logepa (Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN), coordenador do Projeto de Pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Riscos Geomorfológicos e Vulnerabilidade à Erosão nos Litorais Lusoafrobrasileiro e integra o corpo científico do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar), onde coordena a equipe de morfodinâmica praial, integra os Grupos de Trabalho sobre "Badlands", da International Association of Geomorphologists (IAG), Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR) e Rede de Pesquisa e Extensão do Semiárido/RPES-CNPq (Semiarid Research and Extension Network).
- All
- Saulo Vital

* Por Saulo Roberto de Oliveira Vital – Geógrafo e Professor da UFPB Falar sobre mudanças climáticas no início dos anos 2000, para um determinado grupo de céticos, era algo distante da realidade, por vezes até contestável. O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), criado em 1988, ainda não tinha grande respaldo frente ao argumento desse grupo. Todavia, no início da década passada, as projeções do IPCC começaram…

O IPCC (Painel Intergovernamental Sobre as Mudanças Climáticas) tem demonstrado em seus últimos relatórios que as mudanças climáticas são uma realidade. Há cerca de uma década, muitos céticos se levantavam tentando contrapor esta tese. Hoje, o aumento da intensidade e frequência dos eventos extremos demonstram que esta realidade está cada vez mais próxima de nós. Desastres como o de Petrópolis (ano), Recife (ano), Rio Grande do Sul (em…