Mais de mil bancários foram dispensados; protesto denuncia abusos e monitoramento digital

O Sindicato dos Bancários da Paraíba paralisa as atividades da agência Itaú da Epitácio Pessoa nesta quarta-feira (17/09). A paralisação integra o dia nacional de luta dos funcionários do banco Itaú-Unibanco realizada pelas entidades sindicais em todo o Brasil após, no último dia 8, o Itaú ter realizado a demissão em massa de mais de mil bancários em todo o país.

O banco expôs, publicamente, que as demissões foram justificadas pelo monitoramento de cliques e outras ações nos equipamentos dos trabalhadores e motivadas por alegada baixa produtividade no home office.

A maioria dos desligamentos ocorreu na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb-SP), de bancárias e bancários que trabalhavam no Centro Tecnológico (CT), CEIC e Faria Lima em regime híbrido ou integralmente remoto.

Na segunda-feira (15/09), de acordo com as informações oficiais divulgadas pelo Sindicato e coletadas pela redação Click100, a Comissão de Organização dos Empregados (COE Itaú) se reuniu com o banco para cobrar a suspensão da demissão dos bancários, mas a instituição se negou a rever as dispensas, alegando questões éticas e quebra de confiança.

“Nosso intuito é denunciar as práticas abusivas da direção do banco, assim como destacar a defesa do emprego decente na categoria bancária, sem perseguições e excesso dos gestores”, afirmou Carlos Hugo, diretor do Sindicato dos Bancários da Paraíba e representante do Nordeste na COE Itaú. (Imagem de capa: Ascom Sindicato dos Bancários da PB)

Topo
Verified by MonsterInsights