Municípios paraibanos devem regularizar pendências para voltarem a receber os recursos
As cidades de Monteiro e Salgadinho, ambos no estado da Paraíba, aparecem entre os 13 municípios brasileiros bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e não receberão os valores referentes ao segundo decêndio de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será pago nesta sexta-feira (18/07).
O FPM é uma das principais fontes de receita das prefeituras, sendo essencial para cobrir folha de pagamento, despesas básicas e investimentos. Neste mês, o repasse total para os municípios ultrapassa R$ 2,3 bilhões — valor 21% maior que o mesmo período de 2024.
Apesar da expectativa positiva para os municípios, o bloqueio impede que Monteiro e Salgadinho tenham acesso aos recursos, possivelmente por pendências previdenciárias ou contratos não regularizados junto à União. A Administração Pública dos respectivos municípios devem procurar o governo para regularizar a situação e voltar a receber os valores.
A suspensão do FPM representa um impacto direto na gestão municipal. O desbloqueio depende da regularização das pendências identificadas pelo Tesouro Nacional.
(Fonte: redação Click100 com informações do Sistema Siafi)