Mesmo ausente no primeiro domingo, participante pode comparecer ao segundo dia normalmente

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 1,3 milhão de abstenções, o equivalente a 27% dos 4,7 milhões de inscritos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar da ausência, os candidatos que faltaram no domingo (9) ainda podem participar do segundo dia de provas, marcado para o próximo domingo (16/11).

A taxa de abstenção se manteve estável em relação aos anos anteriores: 26,6% em 2024, 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022. O ministro da Educação, Camilo Santana, classificou a aplicação como tranquila e destacou o aumento no número de participantes presentes.

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes. Foi tudo tranquilo”, afirmou Santana.

Mesmo quem não compareceu ao primeiro dia — que envolveu provas de linguagens, ciências humanas e redação — pode fazer o segundo dia normalmente, desde que esteja regularmente inscrito e compareça ao local de prova no horário previsto.

“A presença é permitida, mas a nota final só será gerada para quem fizer os dois dias”, informa o edital do Inep.

A ausência no primeiro dia não gera multa, mas pode impedir o direito à isenção da taxa de inscrição no Enem 2026, caso não seja justificada. Além disso, quem não fizer as duas etapas não poderá usar a nota para programas como Sisu, Prouni e Fies, que exigem o desempenho completo.

Reaplicação: só em casos específicos

A reaplicação do Enem 2025 está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, mas é restrita a candidatos que enfrentaram problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, mediante comprovação documental.

O que diz a legislação

A Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) garante que avaliações nacionais como o Enem devem respeitar os princípios da igualdade de condições de acesso e permanência na escola, o que inclui a possibilidade de reaplicação em situações excepcionais. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: reprodução Agência Gov via MEC)

Promoção Cenzão na Mão:

Palavra-chave da segunda-feira (10/11): Promoção

Topo
Verified by MonsterInsights