Editora Urutau recebeu mais de 600 originais; apenas 38 foram selecionados para virar uma publicação
O Coletivo Lampejo de Escrita Criativa, grupo de autoras e autores da Paraíba, lançará o livro “Crias, Criadoras e Outras Criaturas” em João Pessoa no próximo sábado (04/10), no Café da Usina, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. O evento está marcado para começar às 15h30.
O livro foi selecionado em um edital nacional da editora Urutau para a coleção “Mãe leva mais uma”, do selo Hecatombe, com trabalhos que falam sobre o tema da maternidade a partir de diferentes olhares e aspectos. A editora recebeu mais de 600 originais de todo o país, dos quais 38 foram selecionados e apenas dois foram produzidos por coletivos.
“Crias, Criadoras e Outras Criaturas” reúne contos que exploram maternidades possíveis e impossíveis sob perspectivas provocadoras, inusitadas e, por vezes, sombrias. As narrativas abordam temas como abandono, adoção, ancestralidade, violência, sexualidade, luto e tensões do cotidiano, combinando realismo, lirismo, crítica social e elementos fantásticos ou de horror.
Os autores que assinam os contos, todos integrantes do Coletivo Lampejo, são Valnikson Viana, Laís Lúcio, Giselle Ponciano, Thiago Hanney, Marcelo Soares, Cibelly Correia, Priscilla Costa, Rodrigo Brandão, Justin Hilton e Emma Dantas. Cada texto dá voz a personagens cujas experiências revelam a complexidade dos afetos e os fantasmas que moldam os laços familiares e pessoais.
“É especial ver o primeiro fruto das reuniões do coletivo na praça. Começamos sem pretensão, só focando na partilha da escrita que surgia dos nossos encontros. Então, lançar esse livro com um pouco da nossa produção, mostrando o estilo e o olhar de cada integrante, é algo incrível”, contou Valnikson Viana.
Ele reforçou o papel da editora Urutau pelo reconhecimento do trabalho do Coletivo e por permitir que o grupo de escritores possa ter outros sonhos, como realizar oficinas de escrita e disponibilizar outros serviços relacionados ao campo literário, como as mentorias, além de novas publicações. “Tudo isso fortalece a nova cena da Literatura paraibana”, destacou.
O Coletivo Lampejo (@coletivolampejo) é um espaço colaborativo de criação literária, voltado para o aperfeiçoamento da escrita, a experimentação criativa e o fomento ao pensamento crítico sobre literatura. Para seus integrantes, o grupo simboliza amizade, partilha e incentivo à produção cultural paraibana.
O lançamento promete ser um encontro de leitura e reflexão, reunindo autores, leitores e interessados em literatura contemporânea nacional.
Interessados poderão adquirir o livro, a R$ 45, no dia do evento. A forma de pagamento aceita será PIX. (Texto e foto: blog No mundo do Turismo)
SERVIÇO
O QUÊ: lançamento do livro de contos “Crias, Criadoras e Outras Criaturas”
QUANDO: sábado (4/10)
HORÁRIO: 15h30 às 17h30
ONDE: Café da Usina
ENDEREÇO: Usina Cultural Energisa (rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa)
ENTRADA: Franca