Prefeito e equipe foram resgatados após aterrissagem em área rural; piloto detalha manobra
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou no domingo (28/09) que iniciou a investigação sobre o pouso de emergência realizado por uma aeronave de pequeno porte que transportava o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e sua equipe. O incidente ocorreu no sábado (27/09), em uma área rural entre Alagoa Grande e o distrito de Canafístula, no Brejo paraibano.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à FAB, está coletando dados técnicos e operacionais para apurar as causas da pane que levou à perda de potência do motor durante o voo. A aeronave, modelo Neiva EMB-711C, estava em situação regular de aeronavegabilidade, segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o piloto Carlos Duarte detalhou a manobra de emergência. Ele relatou que, a 3.500 pés de altitude, teve apenas dois minutos para identificar uma área segura para aterrissagem. “O capim cortado ajudou a frear a aeronave. Foi uma decisão rápida e precisa”, explicou.
Após o pouso, o prefeito e os assessores Kauê Braga e Dudu Lins foram resgatados com apoio de moradores locais, utilizando um trator para atravessar a vegetação até a estrada mais próxima. Todos passam bem e retomaram suas atividades normalmente.
“Foi um susto imenso, mas estamos bem e gratos a Deus. A atuação do piloto foi decisiva”, declarou Cícero Lucena em entrevista ao JPB1.
A Prefeitura de João Pessoa informou que o prefeito cumpria agenda política em Sousa, no Sertão paraibano, como parte das articulações para sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026. O incidente não alterou os compromissos oficiais previstos para os próximos dias.
A investigação da FAB poderá resultar em recomendações operacionais e técnicas para reforçar a segurança de voos privados no país. O relatório final será divulgado após análise dos dados de voo, condições meteorológicas e manutenção da aeronave. (Texto: redação Click100 / Imagem: reprodução internet)