Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, enfrentam dificuldades na quarta-feira (05/02) devido à falta de um sistema de auxílio à aproximação dos pilotos.

De acordo com esta matéria publlicada pelo AtivoPB, com as fortes chuvas que atingiram a Capital paraibana, diversos voos arremeteram e permaneceram minutos no ar, dando voltas antes de conseguirem pousar.

A informação da falta do sistema adequado para esse tipo de situação no aeroporto localizado na Região Metropolitana da Capital, foi confirmada com exclusividade ao AtivoPBpor um funcionário de uma companhia aérea que trabalha no Castro Pinto.

Segundo a matéria, outros voos já teriam sido “alternados” para outros aeroportos em virtude da impossibilidade de pouso em João Pessoa.

Falta de ILS compromete operações aéreas

O problema ocorre devido à ausência do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS – Instrument Landing System), um equipamento essencial para auxiliar a aterrissagem em condições de baixa visibilidade, como as provocadas por chuvas intensas.

Sem o ILS, os pilotos precisam utilizar outros métodos de aproximação, o que exige mais tempo no ar e pode gerar desvios para outros aeroportos, caso as condições meteorológicas piorem.

Prejuízos para passageiros e companhias aéreas

Com as dificuldades no pouso, passageiros enfrentam atrasos, e as companhias aéreas podem ter que modificar rota e horário de voos, gerando transtornos e possíveis cancelamentos. Clique aqui e confira a íntegra da matéria com foto.

Topo