Reunião em Campina Grande reforça ações estratégicas para segurança hídrica e saúde pública
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual na Paraíba (Suest-PB), participou no dia 9 de dezembro da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, realizada em Campina Grande. O encontro teve como objetivo avançar na aprovação do Plano de Recursos Hídricos da bacia, considerado estratégico para enfrentar os desafios do semiárido paraibano.
A coordenadora das Ações Emergenciais da Funasa na Paraíba e chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Suest-PB, Roseane Batista da Cunha, representou a instituição na reunião, que marcou a apresentação da Fase C do Plano, elaborada pela empresa Cobrape.
Principais pontos discutidos
- Metas e programas estruturantes para gestão da água.
- Medidas emergenciais voltadas à escassez hídrica e estiagens prolongadas.
- Programa de investimentos para garantir segurança hídrica.
- Diretrizes de implementação acompanhadas de um Manual Operativo, que define responsabilidades, prazos e mecanismos de acompanhamento.
Comitê de Bacias
Para a Funasa, a participação no Comitê de Bacias é essencial, já que a instituição atua diretamente na promoção da saúde ambiental, do saneamento básico e da qualidade da água, especialmente em municípios de pequeno porte e comunidades vulneráveis.
“O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba é fundamental para orientar ações de curto, médio e longo prazo voltadas à segurança hídrica. A Funasa entende que a gestão adequada da água está diretamente ligada à saúde pública e à qualidade de vida da população”, destacou Roseane.
A aprovação do plano de gestão integrada da água no estado, pode provocar impacto direto na vida de milhares de paraibanos. Além de garantir maior previsibilidade em períodos de seca, o documento fortalece a articulação entre órgãos públicos e sociedade civil na busca por soluções sustentáveis. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: Freepik)
