O papel de mediador teria sido reativado por Motta após corte de cargos no Governo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), teria passado a atuar como mediador na renegociação de espaços de partidos do Centrão dentro do governo federal, segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, na quinta-feira (16/10). A movimentação ocorre após o Palácio do Planalto iniciar uma reorganização da base aliada no Congresso, com cortes de cargos indicados por parlamentares que votaram contra propostas do Executivo, como a Medida Provisória do IOF.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou que o governo está promovendo uma “limpa” nos quadros indicados por deputados dissidentes e que pretende iniciar reuniões individuais com líderes partidários na próxima semana. “Vamos conversar com as lideranças de bancada individualmente. Os líderes também devem dialogar com os presidentes de suas siglas”, afirmou Gleisi.

Reorganização da base e redistribuição de poder

Segundo apuração do portal Metrópoles, Hugo Motta teria começado a chamar líderes do Centrão para renegociar os cargos com base na nova configuração de apoio ao governo Lula. A atuação do parlamentar paraibano teria sido acertada diretamente com Gleisi Hoffmann, e alimentaria como objetivo principal ampliar a governabilidade do Executivo após derrotas legislativas.

A redistribuição de cargos, tradicionalmente controlada por Arthur Lira (PP-AL), antecessor de Motta na presidência da Câmara, pode representar uma mudança significativa no equilíbrio interno do bloco. A exoneração de indicados do Centrão, longe de desagradar todos os envolvidos, pode fortalecer Motta, que há tempos buscava maior controle sobre a articulação política e a distribuição de espaços no governo. (Texto: redação Click100 / Imagem: reprodução Ascom Agência Brasil | Marcelo Camargo)

Topo
Verified by MonsterInsights