Com 7,18% da produção local, capital paraibana fortalece turismo e serviços marítimos

A capital da Paraíba, João Pessoa, registrou uma produção econômica azul de R$ 1.083,7 milhões, ocupando a 46ª posição entre os municípios brasileiros que mais contribuíram para o segmento, segundo o estudo Tons de Azul: a estrutura regional da economia oceânica no Brasil, realizado por professores da USP.

O dado representa 7,18% da produção local, com destaque para atividades costeiras como hotelaria, turismo e serviços marítimos — principais responsáveis pela movimentação econômica no estado. O levantamento aponta que a economia azul já responde por 2,9% do PIB nacional, gerando 1 milhão de empregos diretos e 4,7 milhões indiretos, o que equivale a 1,07% da força de trabalho brasileira.

O que é economia azul?

O conceito diz respeito ao uso sustentável dos recursos oceânicos para promover crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida, sem comprometer a sustentabilidade ambiental. Entre os setores incluídos estão extração de petróleo, pesca, aquicultura, transporte marítimo, turismo e energia renovável.

A importância no Nordeste

Com exceção do Maranhão, todos os estados do Nordeste se destacam em atividades turísticas costeiras. Na Paraíba, o setor de hotelaria representou 2,9% do PIB regional em 2019, reforçando a vocação da região para negócios ligados ao mar.

Para o professor Inácio Araújo, a economia azul deve ser levada em conta nas políticas públicas nacionais e na formulação de estratégias de desenvolvimento regional, inclusive em estados sem litoral, que também se beneficiam da cadeia produtiva oceânica.

(Fonte: redação Click100 com Brasil61 / Imagem: reprodução Secom PB)

Topo
Verified by MonsterInsights