Segundo a Receita Federal, apenas 52% declarações previstas foram entregues; especialista do Sicredi dá dicas de como antecipar a restituição

Faltando poucos dias para o fim do prazo, 237.757 contribuintes da Paraíba ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025. Os dados são da Receita Federal, atualizados nesta quarta-feira (14/05).

Do total estimado de 496.332 declarações esperadas no estado, apenas 258.575 foram entregues até agora, o que representa 52% do volume previsto. O prazo para envio vai até o dia 30 de maio, e quem perder a data estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74.

Instituições financeiras vêm reforçando a importância do cumprimento do prazo, inclusive como forma de evitar penalidades e contratempos com o CPF. Para Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, a orientação é que os contribuintes não deixem para os últimos dias.

“A recomendação é enviar a declaração dentro do prazo legal e, se for o caso, fazer os ajustes depois. Isso evita multas e possíveis complicações com a Receita”, afirma o especialista.

Declarei o imposto. E agora?

Com a declaração entregue, o contribuinte precisa estar atento ao calendário de pagamento ou restituição. Depois de enviar a declaração do Imposto de Renda, existem dois cenários que podem acontecer: o pagamento do imposto devido ou a restituição.

Aqueles que tiverem imposto a pagar podem optar pelo pagamento em até oito cotas, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 50. A primeira cota — ou a cota única — deve ser paga até o dia 30 de maio, mesma data-limite para a entrega da declaração.

Já os contribuintes com direito à restituição receberão os valores em cinco lotes, conforme cronograma da Receita Federal. O primeiro pagamento será feito no dia 30 de maio e os demais nos dias 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

“Se o contribuinte entregou cedo, sem pendências, e está nos grupos prioritários, como idosos ou professores, há mais chances de ser restituído logo nos primeiros lotes. Também tem prioridade o contribuinte que adotar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via PIX”, explica Erli Bandeira.

Na Paraíba, 51,2% das declarações enviadas até o momento foram realizadas utilizando o modelo pré-preenchido.

Em João Pessoa, foram entregues 101.678 declarações até agora, o que representa apenas 52,3% das 194.283 esperadas. Situação semelhante ocorre em Campina Grande, onde o percentual de entrega é de 52,5%. Em Patos, o número é de 58,1%; em Cabedelo, de 54,6%; e, em Santa Rita, o percentual é de 59,2% até o momento.

Como antecipar o valor da restituição?

Para quem indicou o Sicredi na declaração, há ainda a opção de antecipar o valor da restituição. Trata-se de uma linha de crédito oferecida pela instituição para que o contribuinte não precise esperar o pagamento por parte da Receita.

O valor é depositado diretamente na conta corrente do associado e a devolução acontece em parcela única, no momento em que a restituição for liberada — com data-limite para até dezembro deste ano.

“Essa antecipação pode ser uma boa alternativa para quem precisa do dinheiro com urgência, mas não quer recorrer a modalidades de crédito com juros mais altos. Além disso, é um processo simples, seguro e com taxas competitivas”, comenta Erli.

O Sicredi destaca ainda que, para quem deseja contratar a antecipação da restituição, é importante já ter enviado a declaração e indicado a conta da cooperativa como destino do crédito. A simulação do valor e a contratação podem ser feitas diretamente pelo aplicativo ou na agência mais próxima.

(Fonte: Assessoria / Imagem de cookie_studio no Freepik)

Topo