Reunião em Cajazeiras discutiu demandas urgentes e força-tarefa para atender famílias afetadas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) garantiu apoio emergencial às famílias ribeirinhas impactadas pela variação do nível da Barragem de Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB). A decisão foi anunciada em reunião com prefeitos e lideranças locais na terça-feira (09/12).

O encontro contou com a presença da prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino, do prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins, vereadores e representantes da comunidade.

Segundo o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos, Bruno Cravo, a retomada do regime operacional normal da barragem implica variações de nível no reservatório, exigindo adaptação dos usos e ocupações no entorno.

“Foi esclarecido para a comunidade que o reservatório de Engenheiro Avidos, em seu regime operacional normal, vai apresentar variação de nível. Os usos devem se adequar”, afirmou Cravo.

Ficou acordado que as prefeituras encaminharão até 15 de dezembro um levantamento das demandas mais urgentes. As ações que puderem ser atendidas com recursos já mobilizados serão executadas de imediato. As demais, de caráter estruturante, serão planejadas em parceria entre o MIDR e os municípios.

O diretor destacou que a reunião foi essencial para alinhar expectativas, reforçar a transparência das operações e intensificar a cooperação entre o Governo Federal, os municípios e a comunidade local. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: arquivo Ascom MIDR)

Topo
Verified by MonsterInsights