Interessados devem se inscrever exclusivamente na Plataforma Roster da UNESCO até 1º de maio

O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), lançou na quinta-feira (17.04) edital para a contratação de consultoria especializada com o objetivo de apoiar estudos, levantamentos e a sistematização de dados voltados à elaboração de um diagnóstico sobre o Turismo de Observação de Aves no Brasil.

Embora ainda pouco explorado, esse segmento tem grande potencial para se consolidar como um produto turístico de destaque no cenário nacional e internacional. “É essencial que o poder público compreenda a oferta e a demanda, identifique desafios e oportunidades para que possa formular políticas públicas efetivas. O diagnóstico proposto pelo edital busca fornecer subsídios para a criação de um plano estratégico, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade”, ressaltou a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

Com a terceira maior diversidade de aves do planeta, o Brasil se destaca entre os destinos mais atrativos para a prática da observação. A atividade, quando realizada de forma responsável, contribui para o combate ao tráfico de fauna silvestre e para a redução de conflitos socioambientais. Além disso, gera oportunidades econômicas sustentáveis para comunidades locais, valoriza a preservação da biodiversidade e fortalece a ciência cidadã por meio do monitoramento das espécies.

INSCRIÇÕES – A vaga é destinada a profissionais com ensino superior completo em Turismo, Biologia, Ecologia ou áreas afins, com experiência comprovada em atividades relacionadas ao Turismo de Observação de Aves.

As inscrições estão abertas de 17 de abril a 1º de maio de 2025, exclusivamente pela plataforma Roster da UNESCO. Acesse AQUI o edital.

(Fonte: Secom MTur / Imagem de jplenio1 no Freepik)

Topo