O encontro acontecerá na residência do ex-governador de São Paulo, João Doria, durante um jantar

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participa nesta segunda-feira (30/06) de um jantar com cerca de 50 empresários na residência do ex-governador de São Paulo, João Doria. O encontro ocorre em meio à maior crise enfrentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso durante seu terceiro mandato.

A reunião acontece dias após Motta, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), liderar a maior derrota do governo Lula no Legislativo. Sem aviso prévio ao Planalto ou aos líderes partidários, Motta pautou a votação de três decretos presidenciais que aumentavam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O resultado foi contundente: 383 votos pela derrubada dos decretos contra apenas 98 pela manutenção, retirando do governo uma estimativa de R$ 10 bilhões em arrecadação.

O gesto foi interpretado como um recado direto ao Palácio do Planalto, que tenta avançar com sua agenda econômica e programas sociais. A derrota compromete os planos do governo e acirra os ânimos entre o Executivo e o Congresso.

Embora Motta tenha afirmado a interlocutores que o convite para o jantar foi feito antes do agravamento da crise, o encontro é visto como um gesto de apoio da elite empresarial — especialmente do setor financeiro da Faria Lima — ao presidente da Câmara. A movimentação ocorre no momento em que Lula endurece o discurso contra o Centrão e setores econômicos que, segundo ele, resistem a uma tributação mais justa.

Na última semana, o PT lançou uma campanha nas redes sociais defendendo que “quem tem mais, paga mais”, em resposta à resistência de parlamentares e empresários às propostas de aumento de impostos.

O jantar desta noite, portanto, segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, ganha contornos políticos importantes, simbolizando o fortalecimento de Hugo Motta como figura central nas articulações do Congresso e como contraponto ao governo federal em um momento de tensão institucional.

(Fonte: Click100 com Folha e Câmara Federal / Imagem: reprodução Agência Câmara)

Topo
Verified by MonsterInsights