Mobilização envolve cirurgias, exames e consultas em parceria com o Ministério da Saúde
No sábado, dia 13 de setembro, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a oferta de quase 900 atendimentos especializados. A iniciativa faz parte do “Dia E – Ebserh em Ação”, em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.
A ação no HULW contempla 49 procedimentos cirúrgicos, a exemplo de cirurgias de cabeça e pescoço, colecistectomia, hernioplastia, cirurgias benignas da mama e postectomias (cirurgias de urologia); 821 exames como tomografias, ressonâncias, testes ergométricos, espirometrias, colposcopias, ecocardiogramas, Holters, Mapas, inserção de DIU, histeroscopias, ultrassonografias e exames laboratoriais; além de 25 consultas médicas. Ao total, esta edição do Dia E no Hospital Universitário Lauro Wanderley vai disponibilizar 895 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.
“Nós estamos muito focados na ampliação do acesso da atenção especializada seguindo as diretrizes da Rede Ebserh e dos ministérios da Educação e da Saúde. O Ebserh em Ação, com certeza, vai reduzir as filas do nosso hospital. Para além disso, é também um momento de integração com as habilidades de ensino, envolvendo alunos de graduação à residência e demonstrando essa dimensão importante do hospital universitário e do programa Agora Tem Especialistas, com foco na formação profissional e no acesso à saúde mais amplo a toda a população,” ressaltou o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros.
Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da própria regulação do hospital universitário. Portanto, no dia do mutirão, não haverá atendimentos por demanda espontânea. O objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes que aguardam possam ter acesso ao cuidado necessário.
“O HULW, neste dia, exercerá, mais uma vez, o seu papel de referência na Paraíba mobilizando mais de 100 profissionais qualificados e em diversas áreas de atuação e especialidades da saúde, a fim de atenuar a nossa fila de espera de procedimentos médicos. Esperamos uma marca histórica de sucesso social nesse dia”, frisou o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Araruna.
Com a mobilização do sábado (13/09), chamado de “Dia E”, o Hospital Universitário reforça a meta do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal: zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.
Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS
O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. (Fonte e foto: Ascom Ebserh | Angélica Lúcio)