Declarações provocam repúdio de entidades e líderes religiosos após divulgação na imprensa

Uma missa celebrada em Areial, no Agreste da Paraíba, gerou revolta e mobilização social após o padre Danilo César fazer comentários considerados intolerantes contra religiões de matriz africana. O caso foi revelado em reportagem exclusiva do Jornal da Paraíba, que repercutiu e motivou a remoção do vídeo pela própria paróquia.

Durante a homilia, transmitida ao vivo no canal oficial da Paróquia no YouTube, o padre citou a morte da cantora Preta Gil, ocorrida em 20 de julho nos Estados Unidos, e ironizou um pedido espiritual feito por Gilberto Gil aos orixás: “Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, declarou.

Além disso, ele associou práticas de religiões afro-brasileiras à ação do “diabo” e sugeriu que fiéis que recorrem a outras crenças fossem “levados” por forças malignas. As falas repercutiram intensamente nas redes sociais e provocaram repúdio de líderes religiosos e entidades ligadas à defesa da diversidade.

A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza protocolou boletim de ocorrência por intolerância religiosa e informou que levará o caso ao Ministério Público da Paraíba. O Fórum de Diversidade da Paraíba também se manifestou, condenando o uso do altar como palco para “ódio e preconceito”.

Mesmo após os pedidos de esclarecimento feitos pela equipe do Jornal da Paraíba à Paróquia e à Diocese de Campina Grande, não houve retorno até o fechamento da matéria. A Delegacia de Areial confirmou que foi informada sobre o caso pela imprensa e ainda não abriu investigação formal.

Clique aqui e confira o vídeo resgatado e publicado na matéria do Jornal da Paraíba.

(Fonte: Click100 com informações e imagem do Jornal da Paraíba)

One thought on “Padre do interior da Paraíba usa morte de Preta Gil para atacar religiões afro

Comments are closed.

Topo
Verified by MonsterInsights