Estado investe em formação técnica para ampliar empregabilidade e atender demandas da indústria
O SENAI da Paraíba está com 789 vagas abertas em cursos técnicos e de qualificação profissional, com opções presenciais e a distância. A iniciativa busca ampliar a empregabilidade e atender às demandas da indústria local, fortalecendo a formação de mão de obra especializada no estado.
Formação técnica para transformar o mercado de trabalho
As oportunidades estão distribuídas entre 561 vagas presenciais — nos turnos matutino e vespertino — e 228 para cursos EaD e de Habilidade Técnica. Entre os cursos ofertados estão:
- Assentador de revestimento cerâmico
- Automação residencial
- Carpinteiro de obras
- Desenhista de bolsas e calçados
- Desenhista mecânico
- Edição de vídeos com smartphone
- Energias renováveis
- Informática para rotinas de trabalho
- Instalador hidráulico
- Operador de betoneira
- Pintor de obras imobiliárias
- Técnico em segurança do trabalho
As inscrições podem ser feitas diretamente no site do SENAI-PB, com processo rápido e simplificado.
Empregabilidade e renda: os diferenciais da formação SENAI
Segundo Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, os cursos são estratégicos para quem busca inserção rápida no mercado. “O SENAI tem mais de 86% de empregabilidade entre os estudantes de cursos técnicos. Além disso, há um incremento médio de 24% na renda dos formados”, afirmou.
Morgado também destaca a praticidade do processo: “É possível selecionar por escola, município ou área tecnológica, se inscrever no site e fazer todo o processo de matrícula em três passos”.
Educação alinhada à indústria
Com mais de 52 mil vagas abertas em todo o país, o SENAI reforça sua posição como principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores. Na Paraíba, os cursos oferecidos estão alinhados às necessidades do setor produtivo, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento regional.(Texto: redação Click100 / Imagem de capa: Freepik)
