Governo Federal ainda não definiu novos repasses emergenciais para o estado

A escassez de chuvas no Nordeste brasileiro tem provocado situações críticas de seca e estiagem, mesmo fora dos períodos tradicionais. O Estado da Paraíba figura como o segundo mais afetado da região, com 107 municípios reconhecidos oficialmente em situação de emergência pelo Governo Federal — atrás apenas do Piauí, que lidera com 126 cidades nessa condição.

O reconhecimento permite o repasse de recursos por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ações emergenciais de defesa civil, como aquisição de água potável e operação de abastecimento por meio da Carro-Pipa. Em 2025, R$ 1,7 milhão já foram liberados para todo o Nordeste até o momento.

A inclusão na Operação Carro-Pipa exige que os municípios paraibanos estejam localizados no semiárido e com situação de emergência reconhecida. Após aprovação dos planos de trabalho pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o Exército Brasileiro realiza vistorias, define rotas e coordena a logística de abastecimento, processo que pode levar até 90 dias.

A Defesa Civil Nacional reforça a importância da agilidade por parte das prefeituras e órgãos municipais para acelerar o envio de documentação. Segundo o secretário nacional Wolnei Wolff, “assim que as solicitações chegam, reconhecemos a situação de emergência, avaliamos e aprovamos os planos de trabalho e os valores solicitados”.

A estiagem prolongada na Paraíba não tem data fixa para ocorrer, podendo afetar os municípios a qualquer momento do ano. O fenômeno, quando se intensifica e gera desequilíbrio hídrico duradouro, é classificado como seca e compromete de forma grave o abastecimento à população, à agricultura e ao meio ambiente.

Com o agravamento do cenário, novas medidas são aguardadas para mitigar os impactos da falta de chuvas. A Paraíba segue sob atenção do MIDR e das autoridades locais, que buscam ampliar o acesso à água e garantir assistência às comunidades mais vulneráveis.

(Fonte: redação Click100 com Ascom MIDR / Imagem: reprodução Monitor de Secas)

One thought on “Paraíba enfrenta seca severa e é o 2º mais afetado do Nordeste com 107 cidades em alerta

Comments are closed.

Topo
Verified by MonsterInsights