Estado será beneficiado por nova linha de transmissão do Leilão nº 4/2025 da ANEEL

A Paraíba foi um dos 12 estados contemplados pelo Leilão de Transmissão nº 4/2025, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que arrecadou R$ 5,53 bilhões em investimentos e promete gerar uma economia de R$ 11,5 bilhões aos consumidores brasileiros ao longo de 30 anos. O certame, realizado em 31 de outubro na sede da B3, em São Paulo, teve todos os sete lotes arrematados com deságios expressivos — uma redução média de 47,98% na Receita Anual Permitida (RAP), valor que impacta diretamente na tarifa de energia elétrica.

O que muda para a Paraíba

O estado será beneficiado pelo Lote 2, vencido pela Rialma Administração e Participações S.A., que prevê a construção de linhas de transmissão e subestações em quatro estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O projeto inclui:

  • Linha de Transmissão 500 kV entre Santa Luzia II (PB) e Bom Nome II (PE), com 230 km de extensão.
  • Subestações e linhas adicionais em MA e PI, totalizando 336 km de infraestrutura.

Com prazo de execução de 54 meses, o empreendimento tem como objetivo escoar a geração de energia na área Leste da região Nordeste e atender regiões estratégicas, incluindo o interior da Paraíba.

“O leilão de transmissão é um exemplo de sucesso dos certames da Agência”, afirmou Fernando Mosna, diretor da ANEEL e relator do processo. “Licitações como essa trazem previsibilidade e segurança para os investidores e economia para os consumidores com os deságios alcançados”, completou.

Geração de mais de 13 mil empregos

Além da Paraíba, o leilão contempla obras em estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. Ao todo, serão construídos 1.081 km de linhas de transmissão e adicionados 2.000 MW em capacidade de transformação. A expectativa é de geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto reforça o compromisso do governo federal com a modernização da infraestrutura energética, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), representado no evento por Adailton Dias, secretário adjunto de Infraestrutura Econômica. (Texto: redação Click100 / Iamgem de capa: Freepik Evening_tao)

Topo
Verified by MonsterInsights