Estado será beneficiado por obras de transmissão elétrica com impacto direto na geração e distribuição
A Paraíba foi confirmada como um dos estados contemplados no Leilão de Transmissão nº 4/2025, aprovado nesta terça-feira (23/09) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O certame, único do ano, prevê investimentos totais de R$ 5,53 bilhões e a criação de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos em 12 estados, incluindo a Paraíba.
O leilão será realizado em 31 de outubro na sede da B3, em São Paulo, e envolve a construção e manutenção de 1.081 km de linhas de transmissão e 2.000 MW em capacidade de transformação. A Paraíba integra o Lote 2, que abrange também os estados de Pernambuco, Maranhão e Piauí.
As obras previstas para o Lote 2 incluem:
- Linha de Transmissão (LT) 500 kV Santa Luzia II – Bom Nome II, com 230 km.
- LT 230 kV Caxias II – Teresina II, com 92 km.
- LT 230 kV Teresina – Teresina III, com 14 km, reaproveitando faixa de linha desativada.
- Subestação 230 kV Caxias II com controle automático rápido de reativos (CARR -50/50 Mvar).
Com prazo de execução de 54 meses, o empreendimento tem como objetivo escoar a geração de energia na área Leste da região Nordeste e atender às regiões leste do Maranhão e centro-norte do Piauí. Para a Paraíba, o impacto será direto na infraestrutura de transmissão, com reflexos na estabilidade energética e na atração de novos investimentos industriais.
TCU
A aprovação do edital pela ANEEL segundo checou a redação Click100, ocorreu após análise do Tribunal de Contas da União (TCU), seguindo o rito legal para licitações públicas. A inclusão da Paraíba reforça o papel estratégico do estado na matriz energética do Nordeste, especialmente em um momento de transição para fontes renováveis e maior demanda por confiabilidade no sistema.
A Consulta Pública nº 18/2025, realizada entre abril e maio, recebeu 216 contribuições de 39 participantes, demonstrando o alto interesse técnico e institucional no certame. Um workshop técnico foi promovido em 9 de maio para esclarecer os principais pontos do edital.
Segundo nota técnica da ANEEL, “os empreendimentos do Lote 2 visam garantir o escoamento da geração na área Leste da região Nordeste e ampliar a capacidade de atendimento às regiões envolvidas, com foco na segurança e eficiência do sistema elétrico”. (Imagem de Capa: Freepik Evening_tao)