BNDES e Consórcio apresentam oportunidade a empresários em energia, inovação e indústria
A Paraíba será um dos estados que receberão, em agosto, a apresentação da Chamada Nordeste — iniciativa liderada pelo Consórcio Nordeste, BNDES e bancos federais, que oferecerá R$ 10 bilhões em investimentos voltados à reindustrialização da região.
O edital, lançado em maio, tem como meta impulsionar projetos com foco em energia renovável, bioeconomia, hidrogênio verde, indústria automotiva, agrícola e data center verde. A ação é parte da Nova Indústria Brasil e conta com apoio técnico da Sudene e da Associação Nordeste Forte.
Durante o encontro regional, empresários da Paraíba terão a oportunidade de conhecer os critérios da chamada, tirar dúvidas sobre financiamento, subvenção e participação acionária, além de esclarecer etapas para submissão de projetos — cuja proposta mínima é de R$ 10 milhões.
Os representantes do setor produtivo terão acesso direto aos mecanismos oferecidos pelos bancos públicos, incluindo BNDES, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste e Finep. A meta é fomentar inovação, competitividade e geração de empregos com foco sustentável.
Segundo Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, “a Chamada representa um marco na regionalização dos investimentos, fortalecendo a indústria nordestina com protagonismo nacional.”
Empresas, cooperativas e instituições com atuação ou planos de negócio na Paraíba e região podem participar até o dia 15 de setembro, por meio de formulário eletrônico. A previsão é que o resultado seja divulgado em novembro.
(Fonte: redação Click100 com informações da Ascom CN)