Assentados da reforma agrária vão fornecer alimentos a 24 mil famílias via PAA 2025

Representantes de associações e cooperativas que reúnem assentados da reforma agrária das regiões da Zona da Mata e do Agreste da Paraíba participaram de evento para assinatura de propostas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025, em 1º de agosto (sexta-feira), no município de Sapé (PB).

O encontro foi realizado na Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CBCAFES), com a participação do Incra/PB. A atividade marca o início da execução dos projetos que beneficiarão, diretamente, cerca de 24 mil famílias em oito municípios paraibanos, por meio do fornecimento de alimentos saudáveis e da valorização da produção da agricultura familiar.

As propostas foram elaboradas pela equipe técnica da CBCAFES, entidade vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e à Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), que atua com assistência técnica e elaboração de projetos para famílias assentadas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a executora do programa, responsável pela operacionalização dos recursos. As propostas foram apresentadas por cooperativas e associações da agricultura familiar, com suporte técnico do CBCAFES.

Os empreendimentos contemplados no projeto estão localizados nos municípios de Sapé, Mari, Remígio e Casserengue. Os alimentos que serão fornecidos incluem feijão-verde, macaxeira a vácuo, inhame, coco verde, polpas de frutas, iogurte de leite de cabra, quiabo, maracujá, limão, macaxeira com casca, bolos caseiros, doces e acerola. Os itens serão destinados a entidades socioassistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre as entidades fornecedoras envolvidas estão: Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Tiradentes (Cooperat), em Mari; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares (Coopaz), em Mari; Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano (Coopac), do assentamento Che Guevara, em Casserengue; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Oziel Pereira (Coopap), em Remígio; e as Associações dos assentamentos Padre Gino, Nova Vivência e João Pedro Teixeira, em Sapé.

Já as entidades que receberão os alimentos são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Sapé, Sobrado, Casserengue, Remígio, Barra de Santa Rosa e Cubati, além de organizações como o Centro da Assembleia de Deus de Educação Sociocultural, o Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira e a Cozinha Comunitária do Taipa.

Os alimentos vão beneficiar 10.730 famílias do município de Remígio; 3.806 famílias de Sapé; 3.122 famílias de Sobrado; 3.091 famílias de Cubati; 1.722 famílias de João Pessoa; 760 famílias de Barra de Santa Rosa; 510 famílias de Lagoa Seca; e 258 famílias de Casserengue.

O número expressivo de famílias atendidas reflete o papel do PAA na promoção da segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária na Paraíba.

Representação
Além do Incra, da Conab, da SEDH, da Sesol e dos empreendimentos da agricultura familiar envolvidos no projeto, também participaram do evento representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), das Prefeituras de Sapé e de Mari, do Cras de Sapé, e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

(Fonte e foto: Ascom Incra)

Topo
Verified by MonsterInsights