O Governo do Estado, através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan-PB), abriu procedimento licitatório para construção da ‘Cidade da Astronomia’, em Carrapateira, Município localizado na Região do Sertão paraibano.

De acordo com o documento, a obra terá valor máximo de R$ 30.092.036,19 (trinta milhões, noventa e dois mil, trinta e seis reais e dezenove centavos).

Ainda segundo o trâmite envolvendo comunicado, acolhimento, abertura e divulgação de propostas acontecerá até às 10h do dia 04 de abril de 2025.

Clique aqui e confira a íntegra da publicação.

Memorando assinado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), assinou um Memorando de Entendimento com o Muse – Museo delle Scienze di Trento, na Itália, para promover a cooperação científica e tecnológica entre os dois países, com foco na valorização do Complexo Científico do Sertão. O acordo foi firmado durante o I Congresso Internacional de Paleontologia da Paraíba, realizado em Sousa, durante os dias 21 e 23 de março.

A cooperação faz parte do programa “Paraíba sem Fronteiras”, criado para internacionalizar a ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no Estado. O documento foi assinado pelo secretário da Secties, Claudio Furtado, e o diretor do Museu, Massimo Bernardi, com o objetivo de estabelecer uma cooperação com iniciativas conjuntas nas áreas de pesquisa paleontológica, capacitação profissional, inovação tecnológica e engajamento público.

A parceria busca fomentar estudos comparativos entre sítios paleontológicos da Paraíba, como o Parque Nacional do Vale dos Dinossauros, e regiões de relevância científica na Itália, como os sítios Dolomitas da UNESCO. Além disso, prevê programas de treinamento para pesquisadores e estudantes brasileiros em áreas como digitalização 3D, curadoria de museus e gestão de acervos científicos.

O Complexo Científico do Sertão da Paraíba tem como missão impulsionar a pesquisa, promover a popularização da ciência e posicionar o =Estado no cenário nacional e internacional, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e turistas.

A implementação do Complexo reunirá vários equipamentos distribuídos pelo Sertão da Paraíba, O Monumento do Vale dos Dinossauros, em Sousa. o Museu de Arqueologia da Paraíba, em Cajazeiras; a Cidade da Astronomia, em Carrapateira; e o Projeto BINGO, em Aguiar.

(Image by Lumina Obscura from Pixabay)

Topo