Programação gratuita começa nesta terça e reúne educação, lazer e meio ambiente em João Pessoa
A partir desta terça-feira (7/10), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara — conhecido como Bica — abre as portas para a Semana das Crianças com uma programação especial voltada à educação ambiental, lazer e cidadania. As atividades seguem até domingo (12/10), Dia das Crianças, e incluem oficinas, gincanas, exposições científicas e ações educativas em parceria com instituições públicas e empresas privadas.
Mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o parque oferece entrada acessível com taxa ambiental de apenas R$ 3. Crianças com até sete anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos têm acesso gratuito. “Comemorar a Semana das Crianças em um espaço de natureza, localizado em uma região central da cidade e de fácil acesso, é uma oportunidade de conciliar diversão e bem-estar a um custo acessível”, destacou Milenna Simões, diretora do Parque.
Atividades e destaques da programação
A programação contempla turnos da manhã e da tarde, com ações como oficinas de sabão ecológico, pintura em ecoplacas, sticker’s, vasos recicláveis, ecobags e gesso. Também haverá gincanas com distribuição de brindes, palestras sobre higiene bucal, sessões de eco-cine e exposições temáticas promovidas por instituições como UFPB, IFPB, Unipê, Semob-JP, Polícia Militar Ambiental e o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Um dos destaques é o artigo “Passarinhando”, da UFPB, que promove observação de aves e conscientização ambiental. No domingo, a programação se estende das 8h às 17h com feira de livros do Sebo Cultural e exposições dos parceiros Iane, Fini e São Braz.
Espaço de lazer e educação ambiental
Localizado no bairro do Roger, o Parque Arruda Câmara é uma das principais áreas verdes da capital paraibana. Com árvores centenárias, zoológico com animais silvestres resgatados, pedalinho, trenzinho, praças e quiosques, o espaço é referência em lazer sustentável e educação ambiental.
A diretora Milenna Simões reforça que “será uma semana de muito aprendizado e lazer, que, com certeza, deixará boas lembranças”. A iniciativa também fortalece o papel da educação ambiental como ferramenta de cidadania e inclusão. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: reprodução Secom PMJP| Quel Valetim)