Grupo artesanal feminino ganha reconhecimento oficial por sua arte e história em João Pessoa

O grupo artesanal Sereias da Penha, formado por mulheres marisqueiras da praia da Penha, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa. A sanção da Lei nº 15.567, de autoria do vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (11/07), com assinatura do prefeito Cícero Lucena (PP).

A iniciativa valoriza o trabalho coletivo e criativo de mulheres que produzem, a partir de escamas e couro de peixe, peças como roupas, colares, arranjos e artigos de decoração. Além de preservar tradições ligadas à pesca artesanal, o grupo tem conquistado espaço nas mais renomadas praças de moda do país.

Segundo Fábio Carneiro, a lei é um reconhecimento à arte e à luta de mulheres que transformam suas raízes em expressão cultural.

“O grupo Sereias da Penha é um símbolo de resistência e de conquistas. Com sua arte, elas expandem horizontes e projetam João Pessoa para o Brasil e o mundo”, destacou o parlamentar, mais votado no bairro da Penha nas eleições de 2024.

A sanção também determina que o Poder Executivo Municipal poderá adotar medidas de apoio, proteção e divulgação do grupo. As Sereias da Penha passam a integrar o inventário municipal de bens culturais imateriais, dentro das diretrizes da Política Municipal de Cultura.

(Fonte: redação Click100 com Ascom parlamentar / Imagem: arquivo Secom PMJP)

Topo
Verified by MonsterInsights