O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou na manhã desta quinta-feira (24/04) mobilizações nas agências do Santander em João Pessoa da Epitácio Pessoa, da praça 1817 e do Retão de Manaíra, em João Pessoa.

A mobilização integra campanha nacional contra práticas abusivas do banco, como terceirização fraudulenta, fechamento de agências, demissões, pressão por metas e assédio.

“Nossa mobilização é contra a precarização do trabalho e a pelotização. Nós não vamos aceitar que o banco venha a demitir funcionários e terceirize as funções de bancário”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida.

“Até para o cliente, é importante nas agências bancárias a questão da confiabilidade. Não colocar uma empresa terceirizada para trabalhar fazendo o papel do bancário. É por isso que nós estamos fazendo essas mobilizações em todo o país. O sindicato dos bancários não vai aceitar a terceirização”, ressaltou.

Os dirigentes denunciaram ainda que essas ações sobrecarregam e prejudicam a saúde dos trabalhadores, que estão adoecendo física e mentalmente.

Na carta aberta distribuída aos bancários e clientes na mobilização, foram elencados sete pontos problemáticos da gestão do Santander:

– Reestruturação e retrocesso
– Assédio moral e pressão por metas
– Desvalorização e exclusão dos caixas
– Novo modelo de vestimenta
– Retirada do ponto eletrônico
– Terceirização em massa
– Fechamento de agências em massa

(Fonte e foto: Ascom Sindicato dos Bancários da Paraíba)

Topo