Deputada participa de evento com professores, estudantes e gestores na Assembleia da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba será palco, nesta segunda-feira (11/08), às 14h, de um dos seminários estaduais promovidos pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. A iniciativa, prevista no Projeto de Lei 2614/24, busca ouvir os principais atores do campo educacional e fortalecer o planejamento estratégico da educação brasileira para os próximos dez anos.

Participação ampla e representativa

O evento contará com a presença da deputada federal Tabata Amaral, presidente da Comissão Especial do PNE, e do deputado federal Murilo Galdino, coordenador estadual do seminário na Paraíba. Também estarão presentes o deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago Filho, além de representantes das universidades públicas, dirigentes municipais de educação, professores da rede estadual e estudantes.

A diversidade dos convidados reforça o caráter plural da construção do novo plano, que pretende incorporar as vozes da comunidade escolar, movimentos sociais, gestores e famílias.

Contexto político e social

O requerimento nº 28/2025, assinado por cinco parlamentares, fundamenta a realização dos seminários estaduais com base no artigo 255 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. A proposta é que cada estado, em colaboração com o Senado Federal e as Assembleias Legislativas locais, contribua com subsídios para o aprimoramento do PNE.

Segundo o texto do requerimento, o Plano Nacional de Educação é considerado “a principal peça de planejamento educacional”, servindo como guia para a formulação e implementação de políticas públicas que assegurem o direito à educação com qualidade para todos.

Impacto na Paraíba

A realização do seminário na Paraíba representa um marco importante para o estado, que poderá apresentar suas demandas específicas, desafios regionais e propostas de melhoria. A presença de instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PB) fortalece o diálogo técnico e político sobre os rumos da educação local.

Além disso, o envolvimento direto de professores e estudantes — como Ayla Galvão, da ECIT Maria Honorina Santiago, e Manoela Correia de Melo Cruz, aluna do 1º ano do Sesquicentenário — garante que as vozes da base educacional sejam ouvidas no processo de construção do plano.

Caminho para o futuro

Com base na experiência acumulada dos dois planos anteriores, o novo PNE pretende ser um instrumento mais robusto e eficaz. A escuta ativa nos estados é vista como essencial para garantir que o texto final reflita as realidades locais e promova avanços concretos na qualidade da educação pública.

A Comissão Especial reforça que os seminários estaduais são fundamentais para consolidar um plano que seja não apenas técnico, mas também democrático e inclusivo.

(Fonte: Click100 com informações da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação / Foto: reprodução redes sociais Tabata Amaral)

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