Intervenção faz parte de projeto que moderniza sistema de esgoto e abastecimento em João Pessoa
A partir desta sexta-feira (05/09), um trecho da Avenida Tancredo Neves, em João Pessoa, será interditado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O bloqueio, que vai do ponto entre a Líder Veículos e a LDF Material de Construção, permanecerá até o dia 6 de outubro. A medida é necessária para a execução de obras da nova Estação Elevatória de Esgotos Usina II e seu emissário.
Segundo a Cagepa, a intervenção envolve a interligação das tubulações do emissário de recalque, implantado com o uso do Método Não Destrutivo (MND), tecnologia que permite a instalação de redes subterrâneas com menor impacto à superfície urbana.
“Essa obra é parte de um conjunto de ações estruturantes que visam ampliar e modernizar o sistema de esgotamento sanitário da Capital”, informou a Cagepa em nota oficial.
Projeto Água na Medida: controle e eficiência
A interdição está diretamente ligada ao Projeto Água na Medida, iniciativa estratégica do Governo da Paraíba e da Cagepa, que busca reduzir perdas, equilibrar a distribuição, garantir continuidade no fornecimento e melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos.
Leia também: Cagepa inicia obra de R$ 34 mi com tecnologia para tentar reduzir perdas no abastecimento de água
Com investimento de R$ 34 milhões, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o projeto integra o Programa de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB). A previsão é de que as obras sejam concluídas até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 210 mil pessoas nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
Implicações para o trânsito e moradores
Durante o período de interdição, motoristas devem buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos na região. A Cagepa recomenda atenção à sinalização e ao planejamento de deslocamentos, especialmente em horários de pico.
Além do impacto no trânsito, a obra representa um avanço na infraestrutura urbana, com potencial para melhorar significativamente o saneamento básico e o abastecimento de água na capital paraibana. (Fonte: redação Click100 / Foto: Ascom Cagepa)