O Agente Secreto, Apocalipse nos Trópicos e Amarela seguem na disputa; cerimônia será em março

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou na terça-feira (16/12) os finalistas em 12 categorias da 98ª edição do Oscar, e três produções brasileiras avançaram mais uma etapa rumo à premiação marcada para 15 de março de 2026.

Entre os destaques está O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, selecionado para concorrer a Melhor Filme Internacional. O longa, estrelado por Wagner Moura, já acumula prêmios em festivais como Cannes, Zurique, Chicago e Nova York. A trama acompanha Marcelo, especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, que se muda para Recife em 1977 e passa a desconfiar de espionagem por parte de seus vizinhos.

Na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem, o Brasil aparece com Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, enquanto Amarela, de André Hayato Saito, permanece na disputa por Curta-Metragem em Live Action.

Além disso, brasileiros concorrem em categorias técnicas: Kleber Mendonça Filho em Direção de Elenco (Casting) e Adolpho Veloso, diretor de fotografia, em Cinematografia por seu trabalho em Train Dreams (Sonhos de Trem).

Seleção internacional

Na disputa por Melhor Filme Internacional, 15 produções foram escolhidas entre 86 países e regiões. O Brasil concorre ao lado de títulos da Argentina, França, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Espanha, Tunísia, entre outros.

Os membros da Academia votarão entre 12 e 16 de janeiro de 2026, assistindo a todos os filmes pré-selecionados. A lista oficial de indicados será divulgada em 22 de janeiro.

Protagonismo do cinema brasileiro

A presença de três produções brasileiras em diferentes categorias reforça o protagonismo do cinema nacional no cenário internacional e amplia as chances de o país conquistar novas estatuetas. O desempenho de O Agente Secreto em festivais internacionais fortalece sua candidatura como um dos favoritos da temporada. (Texto: redação Click100 / Imagem de capa: divulgação | Victor Jucá)

Topo
Verified by MonsterInsights